header top bar

section content

Cientistas britânicos garantem: a galinha veio primeiro que o ovo

Cientistas britânicos anunciaram ter esclarecido um dos grandes dilemas da humanidade. Afinal, quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

Por

15/07/2010 às 01h05

Pesquisadores de duas universidades inglesas estudaram, com a ajuda de um supercomputador, o dilema que intriga toda a humanidade. E garantem: a galinha veio antes que o ovo. Não há um que não tenha ouvido essa pergunta. Há muitos que deram a mesma resposta.

"Não sei", sempre dizem. É uma questão que intriga a todos. E a prova de quem surgiu primeiro só pode vir da ciência. Há tempos, é verdade, os cientistas tentam encontrar a tal resposta. Charles Darwin e seus discípulos dizem que ocorreu um processo evolutivo, do qual seres vivos que nasceram em ovos se transformaram em aves, entre eles, a galinha.

Mas, agora, os pesquisadores de duas universidades inglesas – a Warwick e a Sheffield – dizem que a galinha veio antes do ovo.

Com a ajuda de um supercomputador, eles conseguiram mostrar como uma proteína da galinha, a ovocleidina-17, quando unida a outro elemento, o carbonato de cálcio, dá origem a um núcleo de pequenos cristais.

Esses cristais podem seguir crescendo por conta própria, formando, de um dia para o outro, a casca de um ovo. O grande feito dos cientistas foi ter criado simulações de um processo que só ocorre dentro do organismo da ave – e aí, segundo eles, está a prova de que a galinha veio primeiro. 

Entender como as galinhas produzem os ovos, além de responder a tal intrigante pergunta, pode dar pistas para o desenvolvimento de novos materiais rígidos e resistentes, dizem os cientistas. Mas faltou eles acabarem todas as dúvidas. E mostrar como, então, apareceu a primeira galinha.

G1

Tags:
Recomendado pelo Google: