VÍDEO: Fé, tradição e festa levam multidão à Cavalgada de São José de Marimbas, em Cachoeira dos Índios
Além de promover a tradição religiosa e cultural da região, o evento também proporciona movimento na economia através da festa que atrai milhares de forrozeiros ao distrito de Marimbas, na zona rural
Dia de São José é dia de fé e tradição em Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano. A fé está na devoção ao santo das chuvas e da boa safra. A tradição cultural está na Cavalgada de São José de Marimbas, uma das mais tradicionais da região.
Vaqueiros e vaqueiras, tropeiros e tropeiras mantêm vivo um costume que representa muito o sentimento nordestino de amor pelas suas raízes.
A Cavalgada de São José de Marimbas chega à sua 25ª edição resistindo ao tempo e passando de geração em geração, desde o seu fundador, o tropeiro Assis de Brito, de 84 anos, até os mais jovens que têm a oportunidade de fazer o percurso e receber as bênçãos pela primeira vez.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Durante três dias, Cachoeira Folia 2024 recuperou a força do carnaval e aqueceu o comércio local
- VÍDEO: Allan Seixas vence enquete de melhor prefeito contra Denise Bayma, em 2º, e Zé Aldemir, em 3º
- Projeto de Le de Júnior Araújo Inclui a 'Cavalgada de São José de Marimbas' no calendário turístico da Paraíba
A cavalgada é uma tradição antiga no distrito de São José de Marimbas, em Cachoeira dos Índios, e faz parte das festividades em honra a São José, onde os participantes buscam as bênçãos do santo para a região com as tão necessárias chuvas.
Vaqueiros e vaqueiras recebem bênçãos em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição e seguem estrada adentro, passando por comunidades rurais até chegar ao distrito de Marimbas, terra das cantorias e dos repentes.
A religiosidade também está presente na procissão que os fiéis fazem em homenagem ao santo. Em seguida começam as atrações musicais no palco, tocando para uma multidão.
O evento tem crescido em estrutura e público a cada ano, consolidando-se como um dos mais importantes do Sertão paraibano. Além de promover a tradição religiosa e cultural da região, também proporciona movimento na economia através de turistas e do comércio local.
A importância cultural, religiosa e econômica da cavalgada pode fazer com que, em breve, ela seja incluída no Calendário Turístico do Estado da Paraíba através de um projeto de lei que foi apresentado na Assembleia pelo deputado Júnior Araújo (PSB).
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário