header top bar

section content

VÍDEO: 33º Cine Ceará promove ação intinerante na Paraíba com exibição de filmes no Centro Cultura em Sousa

Wolney Oliveira, diretor do festival, destaca as atividades que serão realizadas com estudantes da rede pública de ensino do Ceará e da Paraíba em 2024

Por Priscila Tavares

27/02/2024 às 16h32 • atualizado em 27/02/2024 às 17h00

Chega na cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, no mês de março o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que vai promover ações itinerantes, especialmente voltadas para crianças de escolas públicas.

O 33º Cine Ceará terá exibição de filmes e oficinas oferecidas gratuitamente para alunos da rede pública de ensino do estado do Ceará e da Paraíba.

Estudantes de escolas públicas vão assistir ao curta pernambucano “Dinho”, que rendeu a Leo Tabosa o prêmio de Melhor Direção, e ao longa cearense “Os Maluvidos”, de Gislândia Barros e Josenildo Nascimento, que foi produzido por moradores do Bom Jardim, bairro localizado na periferia de Fortaleza.

Na Paraíba, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) vai receber a Mostra Itinerante no dia 05 de março, às 15h30. Já o no vizinho estado do Ceará, a exibição será no CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte.

Oficina de Cinema de Animação (Foto: Divulgação/ Luiz Alves/ Cine Ceará)

Wolney Oliveira, diretor do festival, falou com o Diário do Sertão que o projeto é uma atividade de “descentralização do projeto Cine Ceará, do cinema cearense e do cinema pernambucano”. Inicialmente eles trarão a mostra itinerante de exibição de filmes para o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) de Juazeiro do Norte, no Ceará, e também para o CCBNB de Sousa, na Paraíba.

Além das exibições, também vão ser realizadas quatro oficinas de Cinema de Animação/Desenho Animado, com 9 horas de duração cada, tendo como público-alvo estudantes de escolas públicas de São Gonçalo do Amarante e de Fortaleza. No total, cerca de 80 crianças, a partir de 12 anos, terão a oportunidade de conhecer como se faz um filme de animação e produzir o próprio curta-metragem com o professor e cineasta Telmo Carvalho.

“É uma realização da Associação Cultural Cine Ceará e o objetivo é levar para a rede pública de ensino as técnicas do cinema de animação, e os alunos produzirão um curta-metragem utilizando a técnica do desenho animado, passando pelas etapas do roteiro, criação dos personagens, animação, arte final, que é a pintura, criação de cenários. Então, é um projeto super importante, que leva para rede de ensino público essa técnica e os alunos aprendem a produzir uma técnica do cinema”, ressaltou o professor Telmo.

Curta-metragem ‘Dinho’, que será exibido no CCBNB Sousa (Foto: Divulgação/ Cine Ceará)

A itinerância do 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, da Bucanero Filmes e da Associação Cultural Cine Ceará. Tem o apoio governamental e da iniciativa privada.

Fique por dentro de tudo que irá acontecer no 33º Cine Ceará pelo instagram oficial do festival, no @cineceara.

Longa-metragem ‘Os Maluvidos’ (Foto: Divulgação/ Cine Ceará)

Confira a programação:

Este slideshow necessita de JavaScript.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: