header top bar

section content

Quantas vezes por dia escova os dentes? Atenção à saúde da boca tem tudo a ver com a do seu coração

O hábito também pode fazer bem para a manutenção de um coração saudável: a falta de higiene oral pode transportar bactérias

Por Notícias ao Minuto

06/12/2019 às 09h06

A explicação é que a escovação reduz a proliferação de bactérias entre os dentes e as gengivas, impedindo que estas cheguem à corrente sanguínea

Lavar os dentes no mínimo três vezes ao dia protege o coração, aponta estudo. De acordo com os cientistas, as bactérias que são removidas durante a escovação aumentam os riscos de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca.Escovar os dentes não é importante apenas para a saúde da sua boca. Na verdade, o hábito também pode fazer bem para a manutenção de um coração saudável: a falta de higiene oral pode transportar bactérias para a corrente sanguínea, abrindo portas para o desenvolvimento de inflamações generalizadas no organismo. Essa condição aumenta o risco de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca — a capacidade do coração bombear sangue para o resto do corpo.

Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology examinou a conexão entre a higiene bucal e a ocorrência dessas duas condições. Para isso, foram analisados dados de mais de 160 mil participantes do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Coreia, com idades entre 40 e 79 anos, sem histórico de fibrilação atrial ou insuficiência cardíaca.

Os participantes foram submetidos a um exame médico de rotina entre 2003 e 2004, no qual foram recolhidas informações sobre altura, peso, exames laboratoriais, doenças, estilo de vida hábitos de higiene bucal.

Durante 10 anos e meio, ocorreram quase cinco mil (3%) casos de fibrilação atrial e quase oito mil (4,9%) episódios de insuficiência cardíaca. Os autores concluíram que lavar os dentes três ou mais vezes por dia foi associado a um risco 10% menor de frequência cardíaca irregular e a um risco 12% menor de insuficiência cardíaca.

No estudo, os investigadores afirmam que o resultado não foi influenciado por fatores como idade, sexo, condição socioeconómica, prática ou não de exercício físico regular, consumo de álcool ou índice de massa corporal.

A explicação é que a escovação reduz a proliferação de bactérias entre os dentes e as gengivas, impedindo que estas cheguem à corrente sanguínea – algo que já foi corroborado em estudos anteriores.

Fonte: Notícias ao Minuto - https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1164323/quantas-vezes-por-dia-escova-os-dentes-atencao-a-saude-do-seu-coracao

Recomendado pelo Google: