header top bar

section content

VÍDEO: Novo programa “Entre Nós” estreia na TV Diário do Sertão para dar voz à comunidade escolar e social

O projeto é uma iniciativa dos estagiários do Diário do Sertão, Ana Luiza, Larissa Melo, Luís Otávio, Mathias Diniz, Jackson Martins e Kawã Douglas, do Programa Primeira Chance do Governo do Estado

Por Ana Luíza com supervisão de José Dias Neto

12/09/2025 às 18h36

Nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, estreou o programa “Entre Nós”, na TV e Rede Diário do Sertão. O programa foi desenvolvido pelos estagiários da ECIT Cristiano Cartaxo e da ECIT Nicéa Claudino Pinheiro que integram a equipe do Sistema Diário através do Programa Primeira Chance do Governo do Estado.

O programa foi articulado pelos estagiários Ana Luiza, Larissa Melo, Luís Otávio, Mathias Diniz, Jackson Martins e Kawã Douglas, com o intuito de dar visibilidade a eventos, desafios, entre outras realidades que envolvem a comunidade escolar e a sociedade cajazeirense. “Entre Nós” é voltado para a educação, saúde e entretenimento.

Para a estreia, o programa recebeu o coordenador de estágio da ECIT Cristiano Cartaxo, Edgley Segundo e a diretora Waléria Patricio.

Durante a entrevista foram abordadas pautas do eixo educacional, como o programa Primeira Chance e Conexão Mundo, ambos desenvolvidos pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Ao longo da entrevista os professores também foram questionados sobre os eventos e competições que os alunos da ECIT Cristiano Cartaxo participam a nível regional e estadual.

Waléria Patricio, diretora da ECIT Cristiano Cartaxo, e Edgley Segundo, coordenador de estágio (FOTO: Diário Do Sertão)

Edglay Segundo, coordenador de estágio da ECIT Cristiano Cartaxo, explicou o Programa Primeira Chance e como o estado da Paraíba melhorou seus índices educacionais inserindo os jovens no mercado de trabalho. 

Ele também destacou a sua passagem com a chegada do Programa na escola, em 2019, e da busca de empresas parcerias para que os alunos pudessem ter a prática de teorias de dentro da escola para dentro das empresas.

 “Esse trabalho é feito em parceria com as empresas da cidade, com as escolas da cidade para que a gente possa fechar essa parceria e oferecer aos nossos estudantes essa possibilidade de colocar em prática aquilo que eles têm de teoria nas escola dentro das empresas, levando em consideração o projeto de vida desses estudantes para que possam ter essa experiência e não chegar no primeiro momento assim que eles saírem da escola precisando do primeiro emprego”, disse o coordenador.

Programa “Entre Nós” (Foto: Diário do Sertão)

Um dos pontos destacados pelo coordenador foi o fato da bolsa, que os alunos recebem ao participarem do programa, ajudar muitas famílias da cidade. Segundo relatou o caso de um de seus alunos, onde uma mãe lhe confidenciou que o dinheiro recebido no Primeira Chance foi a maior renda da família naquele mês.

Waléria Patrício, diretora da ECIT Cristiano Cartaxo, comentou sobre os eventos que a escola participa e realiza durante todo ano letivo.. Ela citou a Banda Marcial Cristiano Cartaxo (BAMACC), que neste ano irá participar do campeonato Copa de Bandas Paraibanas, em João Pessoa. 

Ainda destacando as atividades escolares, Waléria falou sobre os clubes de protagonismo que a escola oferece, onde alunos se reúnem para estudos, projetos e pesquisa. Entre os clubes que se destacam está o “A voz da escola News”, criado em 2019 e liderado pela professora de Português, Josélia Maciel, e o grupo de robótica que participa de várias competições.

Ana Luíza (Foto: Diário do Sertão)

Waléria, destacou um novo projeto criado e realizado pela escola, o “ParaJogos”, voltado para alunos neurodivergentes que merecem mais visibilidade na comunidade escolar e fora da escola.

“Tivemos os nossos jogos internos recentemente e sentimos que alguns dos nossos estudantes, neurotípicos, neurodiversos, que eles não tiveram um protagonismo como gostaríamos, diante das participações e das atividades que foram desenvolvidas no projeto de jogos”, falou a diretora ao explicar como começou o projeto.  

Mathias Diniz (Foto: Diário do Sertão)

Ela também citou um Festival de Dança, promovido pela professora de Educação Física, Palomakelli e apoiado pela ECIT.

“Pensamos logo de início, apresentar esse projeto para a comunidade e foi muito bem aceito pelos professores que têm apoiado e que tem colaborado nos ensaios, nós temos alguns grupos que participarão ativamente nesse projeto”, disse.   

Na entrevista também foi explicado o processo de ensaio dos alunos que irão participar do festival de dança, nomeado de “Corpo & Alma, expressando emoções” que será apresentado no Teatro ICA. Foi falado um pouco sobre os desafios que os alunos estão enfrentando ao participar do evento. 

Luís Otávio (Foto: Diário do Sertão)

A entrevista também destacou o Conexão Mundo, programa de intercâmbio que envia alunos para conhecer outros países e vivenciar novas culturas. Para conseguir participar do programa o aluno deve passar por alguns critérios, como, inscrição e pré-requisitos, exame de conhecimento, seleção e classificação, formação e critérios de desempate, se for o caso ter. Além desses critérios, tem três etapas para prosseguir, são elas, aulas virtuais com os monitores, em seguida os monitores vem ao Brasil para aulas presenciais durante 20 dias e por fim as aulas seguem pela internet.  

Programa “Entre Nós” vai ao ar pela TV Diário do Sertão toda quarta-feira, às 16h.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: