Secretaria de Educação de Cajazeiras adere a processo de nucleação e escolas são fechadas no município
Segundo a secretária, a escola multisseriada é uma distorção de idade e série. "Educação do século passado”, disse.
A secretária de Educação de Cajazeiras, Andréia Braga falou nesta sexta-feira (14) sobre a polêmica das escolas nucleadas no município. Segundo Andréia, o processo de nucleação é uma realidade na educação brasileira. “A escola multisseriada não tem mais condições de existir em lugar nenhum do país. É uma distorção de idade e série, tipo de educação do século passado”, disse.
Andréia lembrou que, a escola multisseriada não permite que os alunos tenham vários professores que possam se adequar a sua série. “Ela está sendo eliminada dos quadros do Ministério da Educação”, disse.
A secretária explicou a situação de algumas escolas que foram nucleadas, a exemplo da escola do sítio Angelim que só tinha cinco alunos matriculados. Falou também da escola do sítio Contas tinha apenas sete alunos matriculados, de Riacho Fundo onde os alunos já haviam sido transferidos e de Vaca Morta que tinha apenas oito matriculados.
Segundo Andréia, a nucleação ocorre devido à insuficiência de alunos e ao fato do município disponibilizar transporte de qualidade. “As escolas núcleos tem muitos projetos e programas educacionais a oferecer. Além de melhor estrutura e melhores professores”, disse ela.
Os alunos e professores dessas escolas serão encaminhados para escolas núcleos, inclusive na zona rural de Cajazeiras. Andréia disse que os pais dos alunos estão de acordo com o processo de nucleação. “É conversado com a comunidade e os pais têm sido coerentes quando compreendem”, disse.
Ouça áudio da rádio Alto Piranhas.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário