header top bar

section content

VÍDEO: Após deixar cargo, Corrinha faz balanço de trabalho a frente da Secretária de Educação em Cajazeiras

A pré-candidta a prefeitura do município diz que os dados são positivos e aponta maior desafio enfrentado na pasta da Educação da cidade

Por Priscila Tavares

08/06/2024 às 12h12 • atualizado em 08/06/2024 às 16h23

Nessa quinta-feira (06) Corrinha Delfino (Progressista) deixou a Secretária de Educação de Cajazeiras para, efetivamente, se tornar pré-candidata a prefeita nas eleições 2024. Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, Corrinha trouxe o balanço que apresentou ao deixar o cargo.

Ela contou que no último dia 05 de junho realizaram uma audiência pública de prestação de contas das ações desenvolvidas na Secretária e, segundo ela, o balanço foi positivo.

“Nós entramos pela porta da frente e saímos, também, pela porta da frente como é o dever do servidor público, de um gestor, de um secretário, prestar contas com a população de tudo”, disse.

Corrinha afirma que o maior desafio que recebeu ao assumir a pasta da Educação do município foi a dificuldade financeira. “Nós estávamos com salários atrasados dos professores e muitas pessoas criticavam e diziam ‘o problema da Educação é o PCCR do magistério’, mas não era o PCCR, o problema era receita”, pontuou.

Ela disse que durante sua gestão não houve atrasos na folha de pagamento dos servidores da educação e que em um ano conseguiram equalizar a receita e a despesa da pasta. Corrinha destacou a entrega dos fardamentos e kits escolares na rede municipal de ensino.

“Nenhum gestor, e eu digo isso e afirmo porque tenho 26 anos de professora do quadro efetivo do município de Cajazeiras, e nenhum gestor entregou em todas as escolas no 1º dia de aula o kit escolar e o fardamento para todos os alunos, da zona urbana, da zona rural. E eu como professora presenciei muito momentos, crianças chegando no 1º dia de aula sem ter seu caderno, sem ter condição de ter sua caneta para escrever. Então, em 35 dias nós conseguimos 800 matrículas a mais”.

Entre os dados apresentados durante o balanço do seu trabalho como secretária de Educação em Cajazeiras, Corrinha disse que a cidade cumpriu todos os critérios e foi contemplada com os três parâmetros do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

“E tenha certeza que isso é o que nos orgulha e mostra a verdade, porque os três parâmetros que hoje existe do FUNDEB, que é o VAAT, o VAAR e o VAAF é exatamente isso, Cajazeiras foi contemplada com esses três parâmetros porque atingiu todas as condicionalidades do Ministério da Educação”, disse.

Segundo ela, Cajazeiras está entre os 2 mil municípios brasileiros que recebeu o 3º parâmetro do FUNDEB, o VAAR (Valor Aluno Anual Rendimento), contemplados em 2023 e ressaltou o avanço em relação aos recursos para educação do município.

“Em 2017, quando o prefeito Zé Aldemir entrou na prefeitura de Cajazeiras, a receita da educação era de R$ 18 milhões, hoje, nossa receita é R$ 81 milhões”, destacou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: