header top bar

section content

VÍDEO: Com pressão no Republicanos, secretário de Educação pede exoneração; Wilson Filho é cotado para o cargo

De acordo com a apuração do jornalista Wallison Bezerra da Rede Mais, desde que Roberto Souza assumiu a pasta, indicado pelo partido Republicanos, no início da gestão João Azevêdo II, havia uma forte pressão política em torno da pasta

Por José Dias Neto

06/06/2024 às 15h59 • atualizado em 06/06/2024 às 16h01

O professor Roberto de Souza entregou, na manhã desta quinta-feira (06), o cargo de secretário de Estado da Educação. O anúncio foi feito por ele em grupos dos secretários de Estado e ligados à pasta.

De acordo com a apuração do jornalista Wallison Bezerra da Rede Mais, desde que Roberto Souza assumiu a pasta, indicado pelo partido Republicanos, no início da gestão João Azevêdo II, havia uma forte pressão política em torno da pasta.

”Durante a gestão de Roberto de Souza à frente da secretaria de Educação, uma das mais importantes do Governo, havia uma pressão política muito grande e também insatisfações da forma como o professor vinha conduzindo a educação e, a insatisfação vinha de dentro do Republicanos, partido que o indicou para o cargo na gestão de João Azevêdo”, disse o jornalista.

Segundo Wallison, o nome mais forte para ocupar o cargo na Educação é do deputado estadual Wilson Filho do Republicanos. Se confirmada a indicação do parlamentar caberá ao governador decidir se aceitará ou não.

Wilson Filho – deputado estadual – foto: divulgação.

A SAÍDA

O secretário de Educação da Paraíba, Antônio Roberto, renunciou ao cargo em carta divulgada em um grupo interno da Secretaria de Educação do estado.

Na carta, Antônio Roberto agradece ao governador João Azevedo pela oportunidade e confiança durante seu período à frente da pasta. Ele afirma que decidiu se desligar do cargo por não se sentir mais confortável na função e em comum acordo com o governador.

“Informo a todos/as que gentilmente me acolheram com boas expectativas, confiança e respeito neste belíssimo Estado que, por não me sentir mais confortável no cargo de Secretário de Estado da Educação da Paraíba, e em comum acordo com o governador João Azevedo, solicitei a minha exoneração do Cargo para que o governo possa dar continuidade ao seu projeto ao lado daqueles que o elegeram”, disse o agora ex-secretário.

O ex-secretário ressalta as principais ações implementadas durante sua gestão, como o Programa Alfabetiza Mais Paraíba, o Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (SIAVE), a reestruturação de cargos na Secretaria, a valorização dos profissionais da educação com a aprovação do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), além de investimentos em infraestrutura e tecnologia nas escolas.

“Com essa decisão, retomarei o trabalho na área da educação em uma organização da sociedade civil que promove apoio técnico a redes públicas de ensino de Estados e Municípios em todas as regiões do País. Ademais só me cabe agradecer ao Governador João Azevedo pela oportunidade, por acreditar no projeto e pelo apoio em todas iniciativas da pasta ao longo desse período, e ao Partido Republicanos que apostou na minha indicação. Sou grato por me possibilitar passar por mais essa rica experiência profissional”, disse o professor na mensagem encaminhada aos demais secretários que integram a gestão estadual.

Roberto Sousa em evento com o governador. Foto: Divulgação

ADJUNTA TAMBÉM SAI

A secretária adjunta de Educação Elizabeth Araújo também renunciou. Em carta ela agradece a confiança no trabalho e destaca ”retorno as origens”.

”Comunico com muita gratidão a cada um que me acolheu com respeito, confiança e amizade, que em comum acordo com meu secretário titular, Roberto Sousa e como forma de respeito ao Senhor governador João Azevedo, a quem sou grata pela oportunidade de me aceitar mediante convite do Roberto, que formalizei meu pedido de exoneração da função para que o estado possa seguir seu projeto. Retornamos ao estado de origem já inseridos em outro desafio em nível nacional e com a consciência do dever cumprido até onde nos foi permitido”, diz.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: