header top bar

section content

VÍDEO: Júnior do Peixe defende grupo de professores que tenta na Justiça receber precatórios em Marizópolis

Pré-candidato a prefeito disse que o recurso do município para recorrer da ação e não destinar 60% dos valores do antigo Fundef é "falta de compromisso e respeito com a categoria"

Por Luis Fernando Mifô

30/05/2024 às 17h22 • atualizado em 30/05/2024 às 17h49

Durante entrevista ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o pré-candidato a prefeito Júnior do Peixe (Republicanos), do município de Marizópolis, no Sertão do estado, se posicionou a favor dos professores que estão tentando vencer uma disputa judicial contra o município para receberam recursos de precatório do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

Júnior do Peixe disse que o recurso do município para recorrer da ação e não destinar 60% dos valores de precatório para a remuneração dos docentes é “falta de compromisso e respeito com a categoria” e que “determinação judicial não se discute”.

Ao menos 11 ações judiciais que representam 54 profissionais da educação de Marizópolis tramitam hoje no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Eles querem que 60% dos valores de precatório do antigo Fundef que a União pagou ao município em 2021 seja transferido para a categoria.

O juizado da 4ª Vara Federal em Sousa deu como procedente o caso a favor dos professores e determinou bloqueio da verba para pagamento, mas o município recorreu. Uma das 11 ações – a favor de cinco professores – foi vencida, mas as demais ainda tramitam no TJPB.

“Eu estou me comprometendo com vocês – e se a categoria quiser ir a cartório comigo firmar qualquer ato do que estou falando, eu estou à disposição – que nós pagaremos no primeiro ano de mandato, centavo por centavo, o que for de direito de vocês”, disse Do Peixe.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: