header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito se reúne com reitora do IFPB e entrega projeto para implantação de campus em Monte Horebe

O prefeito Marcos Eron destacou, entre outras coisas, que Horebe está bem localizado para receber estudantes do Vale do Piancó paraibano e de cidades do Ceará próximas à fronteira

Por Luis Fernando Mifô

26/03/2024 às 17h15 • atualizado em 26/03/2024 às 19h43

O prefeito Marcos Eron (MDB) se reuniu nesta terça-feira (26) com a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, para entregar o projeto de implantação de um campus no município de Monte Horebe, no Sertão do estado.

Acompanhado do deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil), Eron mostrou a viabilidade do empreendimento, o impacto para a educação da região e por que Monte Horebe é geograficamente a cidade ideal para ter o campus.

O prefeito destacou, entre outras coisas, que Horebe está bem localizado para receber estudantes do Vale do Piancó paraibano e de cidades do Ceará próximas à fronteira.

No último dia 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a construção de 100 novos Institutos Federais. A Paraíba terá três novos campus (em Mamanguape, Sapé e Queimadas), mas nenhum no Sertão. Em breve haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Monte Horebe para debater o tema.

“Buscando essa equidade de valorizar o Sertão e sabendo que a educação é o caminho para a transformação de vidas e da sociedade, estamos nessa luta, aonde já foi aprovado uma audiência pública na Câmara de Vereadores com todas as entidades representativas, não só de Monte Horebe, mas de toda a região”, destacou Marcos Eron.

Prefeito Marcos Eron se reúne com reitora do IFPB (Foto: Divulgação/Ascom)

Nos pontos favoráveis a Monte Horebe, além do fator geográfico, o prefeito destaca o Projeto Cidade Educadora, as notas altas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a construção do Centro de Formação de Professores, entre outros. Para fortalecer a luta pelo campus do IFPB, Marcos Eron tem buscado apoio de prefeitos da região.

“Se trata de uma causa social. E dentro dessa relação institucional, nós iremos, sim, buscar parceria com o prefeito Bal, de São José de Piranhas; com o prefeito Ceninha Lucena, da cidade de Bonito de Santa Fé; já estive com Samuel em Conceição, e mais os prefeitos de Carrapaeira, Serra Grande, do Barro no Ceará, que fica divisa com o município de Monte Horebe. Então nós temos um espaço geográfico muito amplo que precisa ser preenchido com o campus, levando àquelas pessoas que mais precisam. Nossa educação precisa chegar mais próximo às pessoas”, enfatiza o prefeito.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: