Com 17 anos, estudante de escola pública de Cajazeiras é aprovado para medicina na UFPE em Caruaru
Hérik Gabriel conclui o ensino médio na melhor escola pública da Paraíba, a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC-UFCG).
Nos últimos três anos, Hérik Gabriel Ferreira dos Santos tinha o foco em um objetivo: cursar medicina. O jovem nascido no interior da Paraíba é estudante de escola pública na cidade de Cajazeiras, região do Sertão do estado.
Em 2021, Hérik iniciou o ensino médico em meio a pandemia que não foi um pretexto para atrapalhar os planos do jovem de 17 anos, pelo contrário, o desafio fez com que a dedicação aos estudos aumentasse em dobro.
“A questão de estudar em casa, no início eu fiquei um pouco inseguro, porque eu achava que a gente não teria a mesma qualidade de aprendizado estudando online, mas nesse sentido tivemos bastante suporte dos professores, da escola, então com o tempo essa insegurança acabou. E eu também tive muito apoio dos meus pais. Eles não colocaram obstáculos pra me dar a melhor educação durante a pandemia”, destacou o jovem.
Hérik Gabriel conclui o ensino médio na melhor escola pública da Paraíba, a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC-UFCG). A instituição é a que mais pontua desde de 2016, como intuição de ensino pública no estado no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por isso, Cajazeiras possui a alcunha de ‘A terra que ensinou a Paraíba a ler’.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: História do jovem de Paulista, 1º lugar em Medicina na UFCG de Cajazeiras, gera comoção e solidariedade
- VÍDEO: De escola pública e família humilde, jovem é 1º em Medicina na UFCG de Cajazeiras e emociona os pais
- VÍDEO: Segundo lugar em Medicina na UFCG, jovem cearense supera barreiras da pobreza em trajetória emocionante
- VÍDEO: Sucesso de estudantes que passaram em Medicina mostra o potencial das escolas públicas, destaca padre
DESTAQUE NA REDAÇÃO
Craque na redação, ele tirou 960 pontos e foi aprovado para UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), campus de Caruru. Ele já começa a estudar na universidade no primeiro semestre de 2024.
PAIS ORGULHOSOS COM O FILHO
Tanto esforço e dedicação é motivo de orgulho para os pais, Frank Herik Alexandre dos Santos e Elza Ferreira dos Santos que sempre apoiaram o caminho que o seu filho escolheu seguir.
“Eu e minha esposa sempre incentivamos nosso filho, a emoção é muito grande, como seria de qualquer pai e mãe”, comemorou o professor Frank, pai da estudante.
“Fazia todos os simulados que podia. Sempre tentando alcançar seu objetivo de passar no Enem para Medicina que era seu sonho”, destacou a mãe Elza Ferreira.
AVÔS COMEMORAM
Emoção parecida são dos dois avôs Fransquinho da prefeitura, por parte do pai e José Inácio do sítio Bé, por parte mãe que vibraram de alegria.
FOCO E FORÇA DE VONTADE
Ao Diário do Sertão, Herik finalizou dizendo: “Eu costumo dizer que você só precisa de duas coisas pra chegar no curso que você quiser chegar: foco e força de vontade”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário