header top bar

section content

VÍDEO: UNIFSM inaugura laboratório para pesquisa científica em parceria com produtores de polpa de fruta

O Laboratório de Produtos Naturais da Caatinga (LPNC) é uma iniciativa do IMJOB do Centro Universitário Santa Maria, com apoio do Ministério Público do Trabalho e vai funcionar em parceria com a Associação dos Produtores Rurais da Região de Boqueirão de Cajazeiras - ASPROBUC

Por Luis Fernando Mifô

01/11/2023 às 20h09 • atualizado em 01/11/2023 às 20h19

O Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) inaugurou no seu campus as instalações de um projeto que vai incentivar a produção local de polpa de cajá e seus derivados, ao mesmo tempo em que possibilita estudos técnicos visando, principalmente, o aproveitamento de resíduos da fruta e as pesquisas microbianas e bacteriológicas.

Trata-se do Laboratório de Produtos Naturais da Caatinga (LPNC), resultado do projeto “Otimização da produção de polpa, aproveitamento de resíduos e avaliação da capacidade antimicrobiana do cajá”.

O laboratório é uma iniciativa do Instituto Maria José Batista Lacerda (IMJOB), do Centro Universitário Santa Maria, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e vai funcionar em parceria com a Associação dos Produtores Rurais da Região de Boqueirão de Cajazeiras – ASPROBUC, onde existe uma pequena fábrica de polpa de cajá que distribui para comerciantes do Sertão.

Com os resíduos que vêm da associação, o laboratório poderá produzir outros alimentos para consumo humano e animal e ainda fazer pesquisas sobre a capacidade antibacteriana do óleo de cajá. Esse é apenas o primeiro passo para o que pode se tornar uma linha de produção e pesquisa mais ampla com o passar dos anos, é o que ressalta Pavilova Cristine, representante do IMJOB do Centro Universitário Santa Maria.

“O laboratório vai fazer toda essa analise dos resíduos para que sejam estudados, os caroços e as cascas dos resíduos, em produtos para serem transformados em farinha e farelo. Tanto a comunidade científica, como a comunidade rural vão ser beneficiadas com o resultado final desse projeto”, disse Pavilova.

Cerimônia de inauguração do Laboratório de Produtos Naturais da Caatinga (Foto: Divulgação/Ascom)

O cajá é o fruto da cajazeira, árvore da família das Anacardiáceas que está presente em vários estados brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Aqui, ela dá nome ao município de Cajazeiras. Mas em outras regiões recebe nomenclaturas diferentes.

O ciclo reprodutivo da cajazeira só se inicia a partir do terceiro ano após o plantio, mas só no quarto ano a planta chega à fase adulta. Então ela começa a dar o saboroso cajá, fruto de casca fina e de cor amarelo-laranja, com polpa ácida e saborosa.

José da Silva, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Boqueirão, reconhece que a parceria com o centro Universitário e com o Ministério Público do Trabalho vai fortalecer a produção.

“Estamos muito felizes com o que nos foi concedido, através do IMJOB e das professoras Sheylla e Ana. E o Ministério Público do Trabalho veio com uma grande melhoria, um investimento pra gente, que só veio a fortalecer cada vez mais a nossa produção e a comunidade em si. A gente pode aumentar a capacidade de produção, hoje a gente está conseguindo absorver mais frutos da região.”

Inauguração do Laboratório de Produtos Naturais da Caatinga (Foto: Divulgação/Ascom)

Foram investidos mais de 200 mil reais em equipamentos para a associação de Boqueirão. Paulo Germano, procurador geral do Ministério Público do Trabalho, cita os aspectos mais importantes do projeto e enaltece a iniciativa das parcerias.

“Primeiro porque ele explora a vocação da região Nordeste, especificamente do Sertão da Paraíba. Segundo porque há inovações, ineditismo nessas pesquisas, na área de produção de alimentos, na área de produção de fármacos, na área de produção de ração animal e, certamente, importa ao Ministério Público estar nessa parceria porque haverá uma melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos”, pontuou.

Cerimônia de inauguração do Laboratório de Produtos Naturais da Caatinga (Foto: Divulgação/Ascom)

A reitora Ana Goldfarb destaca novamente a preocupação do Centro Universitário Santa Maria com o aspecto social da região. “A gente trabalha num tripé enquanto instituição e dessa vez o tripé está pesado para a ciência. Nós entregamos hoje uma parceria junto com o Ministério Público, na comunidade de Boqueirão, a parte de produção de polpa, maquinaria para produção de polpa de cajá, de goiaba, para que as vinte famílias que formam a associação possam se estruturar melhor financeiramente”, destacou.

Participaram, ainda, da solenidade: a reitora Sheylla Nadjane, a professora pesquisadora Dra. Samara Alves Brito, coordenadora do projeto; pró-reitores do Centro, coordenadores de cursos, professores, colaboradores técnico-administrativos, estudantes voluntários, diretoria e equipe técnica do IMJOB e membros da Associação dos Produtores Rurais de Boqueirão.


MAIS FOTOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: