VÍDEO: Estudante de Cajazeiras tira nota 1000 na redação do ENEM e fica entre os 28 melhores do Brasil
O jovem que tem apenas 18 anos, pretende se graduar, se tornar um bom profissional e ajudar sua família.
Um cajazeirense conseguiu tirar a nota máxima em redação no Enem 2020. Mateus Alexandre de Lima, de 18 anos, tirou nota 1000 no exame e está na lista dos 28 estudantes em todo país que atingiram a pontuação máxima, entre os mais de 2,7 milhões de candidatos que compareceram à prova.
O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a avaliação.
VEJA TAMBÉM
Mateus estudou em escola pública e só teve experiência no ensino particular quando ingressou no ensino médio. “Eu sempre estudei na minha vida toda em Rede Pública, nunca tinha tido experiência na Rede Particular. Fiz até o nono ano em escola pública. Quando eu fui ingressar no ensino médio, tem uma conhecida minha que estudava em um colégio particular da cidade e perguntou se eu tinha interesse em uma bolsa, ai eu falei que tinha porque é um colégio bem renomado aqui na cidade. Ingressei no primeiro ano do ensino médio, até então eu nunca tinha tido uma experiência com redação, com essas coisas do tipo”, explicou o jovem.
ODONTOLOGIA
O curso dos sonhos do cajazeirense é odontologia. Ele disse que está satisfeito com a escolha. “No começo eu tive bastante dúvida, como eu acho que muitos jovens têm, em relação a que curso deve ingressar, mas depois de um tempo pesquisando, lendo sobre, vendo vídeo sobre, eu me identifiquei bastante e eu sou muito realizado no curso que eu faço”, pontuou.
TRABALHO
Como grande parte dos estudantes brasileiros, Mateus tem que conciliar o estudo com o trabalho. “Para falar a verdade, trabalhar e estudar é muito difícil. Eu trabalhava numa empresa aqui na cidade que trabalhava às vezes até 10h, 9h da noite, eu conseguia estudar só quando chegava em casa que era umas 10h e pouco e era muito cansativo. É muito cansativo quem trabalha e estuda, querendo ou não a produtividade dos estudos não é o mesmo de quem só estuda. É difícil, mas quando a gente tem vontade, a pessoa faz de tudo”, ressaltou o estudante.
Todo esforço foi recompensado após o resultado final ser divulgado. “Esses dias está sendo muito diferente para mim da minha realidade. De certa forma esta é uma exposição, mas é uma exposição boa. Fico feliz por a cidade ter tomado essa visibilidade, fico muito feliz com isso também”, lembrou Mateus.
FUTURO
Perguntado pela nossa reportagem o que o jovem estudante espera do futuro, ele falou sobre crescer profissionalmente e poder ajudar seus familiares e ter uma realidade diferente da que tem vivido. “Pretendo Conseguir me graduar e fazer a especialização que eu quero e ser um bom profissional e ajudar minha família, mudar a minha realidade”, disse Mateus.
Ele estudou o ensino fundamental na Escola Luiz Cartaxo no bairro da Esperança em Cajazeiras. O 1º e 2º ano do ensino médio cursou em um colégio da rede privada. Em 2019, passou no ENEM para Odontologia após conseguir uma bolsa de 100% do Prouni para uma faculdade privada na capital João Pessoa.
Com nota máxima, Mateus agora espera conseguir transferir sua matrícula de uma faculdade particular de João Pessoa para a Faculdade Santa Maria, em sua terra natal.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário