header top bar

section content

VÍDEO: Faculdade Santa Maria abre vagas remanescentes do Fies para 10 cursos de graduação

Para concorrer a uma das vagas, é necessário que os estudantes tenham participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2010 e 2019.

Por Juliana Santos

26/11/2020 às 12h43 • atualizado em 27/11/2020 às 08h35

A Faculdade Santa Maria localizada na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, disponibiliza 338 vagas remanescentes para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O programa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas, que aderem ao programa e tenha avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio Estudantil, Iranilda Magalhães, para concorrer a uma das vagas, é necessário que os estudantes tenham participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2010 e 2019, ter obtido a média aritmética de 450 pontos, e não ter zerado a redação. “Existe uma grande diferença entre vagas regulares e vagas remanescentes. Muitos estudantes que se submetem as vagas regulares do Enem não conseguem a nota necessária para o curso de graduação, pois a nota de corte muitas vezes é alta. Nas vagas remanescentes não tem esse empecilho, é só ter 450 ponto e não ter zerado na redação”, afirmou.

As vagas remanescentes são distribuídas pelo Governo Federal e o aluno que quiser fazer a inscrição, basta acessar o site do Fies. “Após o estudante fazer a inscrição no site Fies Seleção, o nome do aluno vai para instituição, que entra em contato com o selecionado, para dar continuidade ao financiamento”, disse Iranilda.

VEJA TAMBÉM

Em mensagem para Dia do Professor, Faculdade Santa Maria destaca superação durante pandemia

Outro pré-requisito para concorrer as vagas é que os estudantes comprovar uma renda per capita de um a três salários mínimos. A coordenadora frisou ainda, que os estudantes que participaram do Fies e desejam fazer um novo curso, é necessário que o débito tenha sido finalizado. Ela afirmou ainda que as vagas remanescentes não são aproveitadas para transferência de curso. “O Mec estabeleceu uma resolução que requer a média aritmética, a nota de corte. Então o aluno só consegue transferir de curso se a média for maior ou superior a média de corte do curso escolhido pelo estudante”, destacou.

Para fazer seu cadastro para as vagas remanescentes do Fies clique neste link:  https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login 

Confira os cursos e as vagas remanescentes do Fies, disponíveis na Faculdade Santa Maria:

Administração – 15 vagas

Arquitetura e Urbanismo – 37 vagas

Biomedicina – 47 vagas

Enfermagem – 34 vagas

Engenharia Civil – 43 vagas

Farmácia – 33 vagas

Fitoterapia – 40 vagas

Nutrição – 20 vagas

Odontologia – 22 vagas

Psicologia – 47 vagas

Para quem não fez o Enem é nenhum dos anos indicados para as vagas remanescentes e quer fazer um dos cursos da Faculdade Santa Maria, pode fazer sua inscrição no vestibular. Após a inscrição, a partir de 6 de dezembro, o aluno pode agendar sua prova que será online e depois de 72 horas, pode conferir o resultado com a instituição.

Faça sua inscrição:  http://187.19.164.123:8080/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=1&f=1#/es/informacoes

A Faculdade Santa Maria também proporciona um cursinho preparatório para estudantes que desejam fazer o Enem. Além disso, a instituição disponibiliza um programa de financiamento próprio, o Educa Sertão, para estudantes que tenha renda de um a três salários mínimos comprovados e tenham aproveitamento de 75% nas unidades curriculares.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: