header top bar

section content

Livros digitais promovem a leitura entre o público infantojuvenil

Comprar um livro online e ter a possibilidade de iniciar a leitura em poucos segundos é uma possibilidade que a tecnologia trouxe nos últimos anos, alavancando o aumento da procura de livros digitais no Brasil e no mundo.

Por Luana Biral

11/11/2020 às 12h47 • atualizado em 11/11/2020 às 17h06

Fonte: Freepik

Em um ano atípico, tudo que se refere ao digital passou a ser visto de uma outra maneira. Com a tecnologia a favor, os livros digitais se tornaram uma das ferramentas mais importantes para ajudar crianças e jovens em um período em que foi necessária muita paciência e vontade de pais e educadores.

Comprar um livro online e ter a possibilidade de iniciar a leitura em poucos segundos é uma possibilidade que a tecnologia trouxe nos últimos anos, alavancando o aumento da procura de livros digitais no Brasil e no mundo.

Mudança de hábitos
A nova realidade da leitura no Brasil passa a ser constatada com o crescimento da procura pelos livros digitais, mas isso não aconteceu somente em 2020.

Há três anos houve um crescimento de 115% na procura por editoriais não impressos, segundo informações da pesquisa da Nielsen, em colaboração com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e da Câmara Brasileira do Livro.

Esse crescimento se deu entre os anos de 2016 a 2019, conforme revela a pesquisa, que faz uma análise do mercado editorial todos os anos. Esse crescimento é visto em um momento de crise do mercado editorial de livros impressos, nos últimos anos.

Os jovens inseridos na tecnologia
Sempre ligados no que há de mais recente quando se trata de tecnologia, as últimas décadas viram uma queda pela busca de livros pelos jovens.

A viabilização de livros pelas plataformas digitais se tornou uma forma de contemplar quem também não via a leitura como uma forma de crescimento e lazer.

Os jovens e crianças passam a ser um público consumidor de ebooks e livros digitais.

O que são livros digitais e quais os formatos disponíveis?
Os livros digitais são editoriais não impressos, disponibilizados em formato PDF, ePub, Kindle, MOBI e outros. As livrarias online já estão disponibilizando diversos desses formatos para compra, mas alguns deles só podem ser lidos em determinados dispositivos móveis, como o caso do AZW, da Amazon, que só pode ser reconhecido em dispositivos Kindle e possui uma tecnologia própria.

Os autores podem disponibilizar seus livros em diversos formatos, a depender da parceria que a editora que publica decide viabilizar.

Atualmente há aplicativos para Android e iOS que permitem a leitura de diversos formatos de livros.
Os livros em PDF são bem democráticos porque podem ser lidos em computador e dispositivos móveis e, por isso, acabam sendo os mais procurados.

A maioria dos formatos de livros digitais ocupam pouco espaço, e caso precise deixar ainda mais leve, é possível comprimir PDF usando um programa online simples e depois pode usá-lo com mais folga em dispositivos com pouco espaço.

Público infantojuvenil e livros digitais
O público infantojuvenil já vinha sofrendo uma brusca queda de procura por leitura convencional, isto é, livros impressos, nas últimas décadas e isso não era surpresa para ninguém.

A tecnologia permitiu, no entanto, que crianças e jovens se abrissem para a leitura de uma maneira diferente.
Escolas e universidades já usam os meios digitais para incentivar alunos a uma prática de leitura e o resultado disso pode ser visto no aumento da procura por e-books.

O aumento da leitura digital entre o público infantojuvenil
Em um ano tão diferente, não poderia ser outra opção senão a tecnologia aliada à educação para permitir que estudantes não ficassem sem suas leituras e estudos.

Apesar de muito conflito e muitas situações adversas, os livros digitais acabaram sendo grandes suportes para jovens neste período e a previsão é de que haja um crescimento ainda maior, justamente pela facilidade e praticidade da leitura em formatos digitais.

Pensando nisso, diversos professores e instituições de educação estão buscando meios de estimular a leitura.

O crescimento dos eBooks e informação digital
O desenvolvimento da tecnologia permitiu que a informação ganhasse mais rapidez para se espalhar e atingir um número de pessoas em segundos. Isso foi muito importante para o surgimento dos ebooks.

Empresas do mundo todo apostam no conteúdo como forma de educar seu público, seja qual for a faixa etária, e os ebooks têm sido uma forma de criar hábitos de leituras diferentes, permitindo uma nova era em que há uma real mudança entre leitura física e leitura digital.

Há ainda muita controvérsia no assunto e muitas pessoas que se recusam a aceitar essa mudança, defendendo que o livro impresso nunca será substituído pelo livro digital.

Embora isso ainda seja tema de muita discussão, a realidade é que há, cada vez mais, uma procura por formatos de leituras digitais que possam ser mais práticas e de fácil acesso.

Recomendado pelo Google: