header top bar

section content

VÍDEO: Expedição da FSM vai explorar o Nordeste para resgatar saberes populares sobre plantas medicinais

Equipe irá desbravar grande parte da caatinga na busca de descobertas botânicas e trazer para a faculdade várias mudas, além de registrar em livro e documentário

Por Jocivan Pinheiro

19/02/2019 às 16h12

Alunos e professores da Faculdade Santa Maria participaram, na manhã desta terça-feira, da saída promocional da “Expedição Caatinga”, que percorrerá os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Piauí com o objetivo de resgatar saberes populares sobre plantas medicinais que são facilmente encontradas na natureza.

“O objetivo principal é dar uma resposta social ao que a gente vem passando hoje em todo o Brasil. A gente precisa de gentileza, e a Faculdade Santa Maria vai passar o ano de 2019 pregando e expondo gentilezas para a sociedade. Nada melhor do que começar com uma expedição maravilhosa em que se vai percorrer, durante dezoito dias, cinco estados do Nordeste entrevistando, fotografando saberes populares com relação a plantas medicinais”, destacou a diretora da FSM, Ana Goldfarb.

“Essa expedição vai ser muito rica porque a gente vai conseguir trazer muitos projetos, pesquisas, publicações para nossa instituição e um retorno para nossa população”, completa a diretora Sheyla Lacerda.

VEJA TAMBÉMTrote da Faculdade Santa Maria conscientiza novatos a cuidarem do meio ambiente

Equipe da expedição irá desbravar grande parte do bioma caatinga

A equipe da expedição irá desbravar grande parte do bioma caatinga na busca de descobertas botânicas e trazer para a Faculdade Santa Maria várias mudas das plantas medicinais encontradas para fazer estudos sobre os benefícios de cada uma.

“Esse conhecimento está sendo perdido porque as pessoas mais velhas estão morrendo e os mais novos, por vários motivos, estão saindo cada vez mais cedo do campo. A ciência precisa desse conhecimento popular para prosseguir”, ressalta a professora Samara Brito, que está na equipe.

Um fotógrafo e um cinegrafista irão registrar todos os detalhes da expedição para que, em breve, sejam transformados em um livro e em um documentário.

Fotos

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: