header top bar

section content

VÍDEO: Novo gerente de Educação de Cajazeiras promete inovações, mais cursos e reformas de escolas

Valério Damásio assumiu recentemente a direção da 9ª Gerência de Educação, órgão responsável pelas escolas estaduais na região de Cajazeiras, que engloba 15 municípios

Por Jocivan Pinheiro

21/01/2019 às 13h46

Inovações administrativas, trabalho em equipe, reformas de escolas, preparação para o Enem e implantação de novos cursos técnicos. Essas são algumas das metas do professor Valério Damásio da Mota Silva, que recentemente assumiu a direção da 9ª Gerência de Educação, órgão responsável pelas escolas estaduais na região de Cajazeiras, que engloba 15 municípios.

Nomeado pelo governador João Azevêdo (PSB), a escolha do professor Damásio é considerada uma decisão técnica e não política devido à sua experiência como gestor de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas.

Sua gestão “no chão da escola”, como ele mesmo afirma, já começou. Damásio e sua equipe estão realizando visitas às unidades de ensino da região para fazer um levantamento das necessidades mais urgentes e possíveis de serem atendidas em curto e médio prazo.

“Não sou muito de ficar no escritório, eu gosto de estar na escola fazendo o acompanhamento de perto, procurando saber quais as demandas das escolas pra gente poder solucionar os problemas que sabemos que existe na educação”, disse.

VEJA TAMBÉMEscolas Cidadãs Integrais da Paraíba terão nova disciplina criada em parceria com universidade finlandesa

Professor Valério Damásio, diretor da 9ª Gerência de Educação em Cajazeiras

A primeira constatação é de que algumas escolas precisam de reformas pontuais e outras de construção de ginásios esportivos. O transporte escolar também é uma preocupação do diretor.

“Vamos dar todo suporte para a região da 9ª Gerência com relação a transporte e corpo técnico para que todos os gestores consigam desempenhar o seu papel”.

Metas educacionais

Professor Damásio afirmou que vai estabelecer um plano de ação da 9ª Gerência que, por sua vez, servirá de orientação para os planos de ações de cada escola estadual (comuns e Integrais Técnicas). O primeiro objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (Idepb), bem como intensificar a preparação dos alunos do 3º ano do ensino médio para o Enem.

Danusa Cléa, diretora da Escola Cidadã Integral Técnica de Cajazeiras; professor Valério Damásio, diretor da 9º Gerência de Educação; e Priscilla Lima, assessora de gestão do Núcleo Sertão das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba

Novos cursos e reforma do Estadual

Professor Damásio garantiu também que já está articular a implantação de novos cursos técnicos nas escolas de Cajazeiras e revelou que em março a reforma da Escola Estadual Professor Crispim Coelho será entregue.

“Eu já venho acompanhando essa reforma do Crispim Coelho. Vamos começar o ano letivo com todo gás, ou seja, a escola vai estar completamente estruturada, de ar condicionado ao ginásio”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: