VÍDEO: Detentas da Cadeia Pública de Cajazeiras se preparam pra exame escolar que visa a ressocialização
O Encceja possibilita meios para certificar saberes adquiridos em ambientes escolares e extraescolares
As apenadas da Cadeia Pública Feminina de Cajazeiras estão se preparando para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que possibilita meios para certificar saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extraescolares.
O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
Na manhã desta sexta-feira (27), professores da rede estadual de ensino realizaram uma aula de revisão para que as detentas tivessem ideia de como será a prova.
VEJA TAMBÉM: Parceria entre Estado, faculdade e MP inaugura salas de aula na Cadeia Feminina de Cajazeiras
De acordo com o professor de Biologia Franklin Herik, tanto as apenadas da Cadeia Feminina como os detentos do Presídio Regional acreditam que sua ressocialização só será possível se estiveram qualificados para o mercado de trabalho, e eles veem na educação essa grande oportunidade.
“Tudo isso é possível, ainda mais porque a gente tem alunos que querem. Elas são totalmente participativas. Foi até uma surpresa para mim porque eu imaginava que elas não tinham interesse. Mas quando a gente chegou aqui, a gente percebeu que o interesse é muito grande. E a gente aposta todas as fichas nelas”, disse.
São cerca de 12 mulheres da Cadeia Feminina e 60 homens do Presídio Regional que farão o exame para os níveis fundamental e médio. As provas acontecem nos dias 21 e 22 de novembro.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário