PARAÍBA: Mais de 70% das crianças do 3º ano têm níveis insuficientes de leitura e matemática
Avaliação considera as crianças que cursam o 3º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas.
Mais de 70% das crianças que cursam o 3º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas da Paraíba apresentam níveis insuficientes de proficiência em leitura e matemática. Os dados são da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2016, divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo a avaliação, realizada entre os dias 14 e 25 de novembro de 2016, 35,94% das crianças têm nível elementar de leitura e 35,59% apresentam nível básico. Ambos os níveis são considerados insuficientes. Outros 22,84% têm nível adequado e 5,62%, desejável.
Em relação à matemática, são 71,32% dos estudantes em nível elementar, considerado insuficiente. Por outro lado, 14,52% apresentaram nível adequado de proficiência em matemática e outros 14,16%, desejável.
A ANA também avaliou a proficiência em escrita dos estudantes da Paraíba. Mais da metade do avaliados apresentaram nível insuficiente. Foram 55,66% com nível considerado elementar, 41,15% com nível adequado e apenas 3,2% com nível desejável.
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