header top bar

section content

Cajazeiras virou polo de educação superior graças a bispo do Ceará, diz padre – VÍDEO!

Dom Zacarias teve participação direta na construção de algumas das principais escolas e também da primeira faculdade, a FAFIC

Por Jocivan Pinheiro

21/10/2016 às 15h08 • atualizado em 21/10/2016 às 15h14

Quando se fala em educação em Cajazeiras numa perspectiva histórica, o primeiro nome que surge é o do padre Inácio de Sousa Rolim, considerado fundador da cidade e símbolo maior da expansão educacional na região. Mas quando o assunto se restringe à educação superior, outro religioso ganha destaque.

De acordo com o padre Francivaldo Albuquerque, o município de Cajazeiras é hoje polo educacional de ensino superior da região e até do Nordeste graças a Dom Zacarias Rolim de Moura (?1914 – †1992), que foi bispo da Diocese de Cajazeiras de 1953 a 1990.

VEJA TAMBÉM: Para empresário, o ‘comércio da educação’ está ‘salvando’ Cajazeiras da crise

Padre Francivaldo conta que Dom Zacarias teve participação direta na construção de algumas das principais escolas da cidade, como o Diocesano, Nossa Senhora de Lourdes e Monte Carmelo, e também da primeira faculdade, a FAFIC, que depois desencadearia uma onda de implantação de outras instituições de ensino superior.

“O padre Inácio teve todas as marcas de um santo, embora não reconhecido. A educação teve seu alicerce a partir da vida desse homem”, ressalta o padre Francivaldo. Mas em seguida ele completa: “Dom Zacarias apostou na educação, e nos diversos lugares da Diocese ele criou, instituiu, reestruturou colégios, cinemas, e aqui na nossa cidade organizou a famosa FAFIC.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: