header top bar

section content

43 esqueletos e cerca de 100 mil peças arqueológicas são descobertos em construção de condomínio em São Luís

A descoberta arqueológica aconteceu em uma área onde estão sendo construídos condomínios residenciais do programa federal Minha Casa Minha Vida

Por Portal Diário

06/01/2024 às 13h54 • atualizado em 06/01/2024 às 14h03

Terceiro esqueleto encontrado durante a pesquisa arqueológica (Foto: Reprodução/W Lage Arqueologia)

43 esqueletos humanos e cerca de 100 mil fragmentos de peças arqueológicas foram encontrados em uma área onde estão sendo construídos condomínios residenciais do programa federal Minha Casa Minha Vida, no bairro Vicente Fialho, em São Luís (MA).

O trabalho de pesquisa e escavação é feito pela empresa W Lage Arqueologia e coordenado pelo arqueólogo Wellington Lage. Entre as peças, estão cerâmicas, materiais líticos (ferramentas de pedra), carvão, ossos e conchas decoradas.

Análises de laboratório deverão apontar quão antigos são os materiais e os esqueletos, mas o número de sepultamentos e a quantidade de peças encontradas indicam, provavelmente, um sítio arqueológico de origem indígena com valor histórico crucial para a história do Maranhão e do Brasil.


VEJA TAMBÉM: Após descoberta de sítio arqueológico em Cachoeira dos Índios, exposição reúne objetos da história do município


Escavações arqueológicas em obra de condomínio em São Luís (Foto: Reprodução/W Lage Arqueologia)

Vários esqueletos foram localizados embaixo de um sambaqui, também conhecido como concheiro, espécie de depósito construído por povos litorâneos primitivos, utilizando principalmente conchas de moluscos empilhadas ao longo do tempo.

As análises preliminares indicam que são homens e mulheres fortes e de baixa estatura. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está acompanhando o caso.

Não é a primeira vez que sítios arqueológicos são descobertos durante obras de engenharia em São Luís. Outro sambaqui, chamado de Vinhais Velho, foi encontrado durante a construção da rodovia Via Expressa. Este guardava registros de povos pescadores e coletores de marisco que viveram na região há cerca de 3 mil anos.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: