header top bar

section content

VÍDEO: Julho, agosto ou novembro? Historiador explica qual a data oficial do “dia da cidade” em Cajazeiras

Nas ruas, a reportagem da TV Diário do Sertão perguntou a alguns cajazeirenses qual a data do "dia da cidade", e a resposta foi unânime

Por Luis Fernando Mifô

23/11/2023 às 20h14 • atualizado em 23/11/2023 às 20h22

Três diferentes datas que se referem à história do município de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, ainda causam confusão na cabeça de muitos cajazeirenses. Afinal de contas, quando se comemora a emancipação política de Cajazeiras? Ou seja, qual é o verdadeiro “dia da cidade”? 10 de julho, 22 de agosto ou 23 de novembro?

Para tirar essa dúvida, o repórter Elmo Lacerda conversou com uma das maiores referências quando o assunto é a história de Cajazeiras e do Sertão paraibano, o professor e historiador Chagas Amaro.

O professor explica que a data oficial da emancipação política de Cajazeiras é 23 de novembro. Foi nessa data, no ano de 1863, que o distrito de Cajazeiras se desmembrou do município de Sousa e passou à condição de vila, por meio da Lei Provincial Nº 616. Um ano depois, em 1864, o município de Cajazeiras foi, de fato, instalado.

Outra data que provoca confusão é 10 de julho. De acordo com Chagas Amaro, foi em 10 de julho de 1876 que a cidade foi, finalmente, implantada como tal.

Padre Inácio de Souza Rolim é considerado pela maioria dos cajazeirenses o fundador da cidade

Mas por que os cajazeirenses celebram o “dia da cidade” em 22 de agosto? O historiador esclarece que essa é a data de nascimento do Padre Inácio de Souza Rolim, considerado fundador de Cajazeiras. No entanto, para Chagas Amaro, é mais justo chamar Padre Rolim de co-fundador. Afinal, o povoado de Cajazeiras começou a surgir no entorno da casa dos seus pais, Vital de Souza Rolim e Ana Francisca de Albuquerque (Mãe Aninha).

Acontece que o dia 22 de agosto ganhou mais importância após vereadores e intelectuais na década de 1940 conseguirem um decreto estabelecendo que a comemoração da emancipação política do município passaria a ser na data de nascimento de Padre Rolim, como forma de não deixar que o maior benfeitor da origem da cidade caísse no esquecimento. Contudo, Chagas Amaro lamenta que o dia 23 de novembro passe despercebido sem nenhuma comemoração.

Nas ruas, Elmo Lacerda perguntou a alguns cajazeirenses qual a data do “dia da cidade”, e a resposta foi unânime: 22 de agosto.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: