header top bar

section content

VÍDEO: Ativista cultural da BA fala sobre desafios da mulher negra em um país “racista e preconceituoso”

"Não sou mais chorona, aprendi com os tropeços a pisar no chão e enfrentar todos os desafios que a vida me oferece", disse a ativista

Por Luiz Adriano

18/11/2021 às 20h24 • atualizado em 19/11/2021 às 16h14

A ativista cultural Maria José dos Santos Santana, de 55 anos, moradora da cidade de Varzedo, no estado da Bahia, participou do programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão e falou sobre preconceito contra pessoas negras. O tema tem relação com o Dia da Consciência Negra que será comemorado no próximo sábado (20).

No pequeno município de Varzedo, que de acordo com o censo do IBGE em 2010, o número de habitantes era de 9.109 pessoas, Maria José trabalha como gari e se orgulha de sua profissão. Ela disse que seu pai era lavrador e analfabeto e sua mãe dona de casa. Ela falou que ser mulher e ser negra, “é um desafio muito grande” no Brasil, e classificou o país como “muito racista e preconceituoso”.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Padre diz que indiferença é pecado e que tem se impregnado no coração da sociedade

Maria José durante o programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão.

A ativista está se formando em marketing e se orgulha por vencer tantos desafios. Maria José é a única gari da cidade que possui duas graduações.

Ela é formada em Administração pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), polo Valença-BA e agora terá a mais nova formação: Tecnologia em Marketing pela Unijorge – polo Santo Antônio de Jesus-BA.

“É muito racismo e muito preconceito. A gente não pode baixar a cabeça e deixar se levar pelas críticas e pelo preconceito. Não sou mais chorona, aprendi com os tropeços a pisar no chão e enfrentar todos os desafios que a vida me oferece”, disse.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: