header top bar

section content

Grupo folclórico realiza apresentação de dança na festa social do padroeiro em São José de Piranhas

O evento foi idealizado e promovido pela Secretaria de Cultura de São José de Piranhas

Por José Dias Neto

16/03/2020 às 14h56 • atualizado em 16/03/2020 às 14h57

O evento aconteceu dentro das celebrações em louvor ao padroeiro São José. Foto: Diário do Sertão

Na tradicional festa do padroeiro São José na cidade de São José de Piranhas, o grupo folclórico TROPA de Danças Regionais de Joca Claudino fez uma apresentação envolvente com o público, na noite deste sábado (14), logo após a celebração da missa do novenário.

O evento foi idealizado e promovido pela Secretaria de Cultura de São José de Piranhas.

O evento também contou com a apresentação musical de Marquinho Diniz e outros dois músicos de Bonito de Santa Fé, colocando todo mundo para dançar.

O padre Dalmir Cornélio parabenizou a secretaria de cultura pelo evento.

O grupo folclórico da cidade de Joca Claudino fez bonito em São José de Piranhas. Foto: Diário do Sertão

De acordo com o subsecretário de Cultura de São José de Piranhas, Jorge Maquieira a festa em louvor a São José é ligada intimamente à história da cidade.

VEJA MAIS: 

Chico Mendes entrega praça e academia ao ar livre no distrito Boa Vista em São José de Piranhas

TCE dá prazo de 30 dias para ex-prefeito de São José de Piranhas devolver R$ 527 mil aos cofres públicos

VÍDEO: Açude de São José de Piranhas sangra após chuvas de mais de 70 mm e alegra os sertanejos

“É um prazer estar mais uma vez realizando a noite Cultural desta tradicional festa do padroeiro São José em São José de Piranhas. A cada ano este momento vai ficando maior, mais envolvente e nós da Cultura, eu juntamente com a Secretária da pasta, Ernestina Campos, sentimos satisfação e ficamos muito felizes em participar deste evento”, disse.

Para o Prefeito Chico Mendes, que estava representado pela primeira dama Nildalânia Braz, é uma alegria poder trazer uma apresentação folclórica como forma de fomentar a cultura em São José de Piranhas.

“Nossa missão é cuidar melhor das pessoas, construir uma cidade cada vez melhor e levar (mais) qualidade de vida aos cidadãos piranhenses. Trazer esta manifestação cultural, é reflexo do nosso trabalho, construindo a cada dia por uma equipe qualificada e comprometida”, declarou o prefeito.

A Festa do Padroeiro vai até 19 de março e termina com uma procissão que reúne milhares de fiéis.

O GRUPO CULTURAL

Formado por 20 integrantes entre dançarinos, direção e produção. O grupo TROPA de Danças Regionais de Joca Claudino, foi criado em julho de 2006 com a finalidade de preservar e divulgar a cultura local, nordestina e brasileira a partir da interpretação e da dança. Atualmente a TROPA conta com um repertório coreográfico de três espetáculos: Xaxado, Ciranda, Coco e Mistura Paraibana. O Grupo já participou de eventos em 90% das cidades vizinhas e nos estado do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pernambuco.

O espetáculo apresentado foi o Mistura Paraibana, que é uma proposta coreográfica de alguns estilos de danças mais presente na cultura paraibana, cuja faz uma ligação do sertão ao litoral, do ciclo junino ao ciclo natalino. Cada estilo traz sua beleza, seu ritmo de dançar, sua forma de se vestir tornando-se dinâmico para os apreciadores. Durante todo espetáculo aconteceram mudanças de acessórios que compõem o figurino dos dançarinos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: