Alunos de Banda Cabaçal do sertão fabricam seu próprio instrumento e mantêm tradição
O Grupo de alunos mostra fidelidade e dá continuidade à cultura regional
A Banda Cabaçal de Serra Grande, no Vale do Piancó, tem mais de um século de existência, 'desde 1912' vem resistindo ao tempo e atuando na cultural da região. Os alunos do grupo vieram na TV Diário do Sertão e mostraram suas atividades artísticas no programa Café Conectado.
Histórico
A Banda Cabaçal ou Banda de Couro é o conjunto musical mais típico do interior cearense, notadamente da região caririense. Originou-se no meio dos escravos africanos, segundo alguns estudiosos, mas se desenvolveu e adquiriu suas peculiaridades principais entre o próprio povo do Cariri. Outros justificam a influência indígena, possivelmente devido ao uso de instrumentos, de características indígenas. A Banda Cabaçal se compunha de quatro elementos tocando zabumba, pífaros e uma caixa. Atualmente é comum ver-se cinco elementos vez que, o uso dos pratos, foi introduzido, talvez por influência da Banda de Música. Quanto ao termo “cabaçal”, tem como explicação a semelhança do barulho do conjunto com aquele produzido pelo choque decabaças secas.
Persistência
"Não se pode gostar daquilo que não conhece" disse a secretaria de cultura de Serra Grande, Maria Vidal de Moura, que falou das dificuldade de manter viva a história da banda cabaçal da cidade e disse que os alunos que dão continuidade ao projeto produzem seus próprios instrumentos; assista no vídeo acima.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário