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Por que empresas estão contratando agências para conseguir links?

Crescimento 145% das vendas no e-commerce estimula mercado a buscar novas estratégias para competir na web

Por Campelo Sousa

03/08/2020 às 19h50

As vendas online aumentaram em meio à pandemia da COVID-19

A pandemia da Covid-19 (coronavírus) alterou os hábitos de compra dos brasileiros e trouxe bons resultados para o e-commerce e também para os fornecedores do setor. O novo cenário que promoveu um aumento de 145% nas vendas on-line (estudo E-commerce na Pandemia, realizado pela plataforma Nuvemshop) e fez com que serviços, até então poucos conhecidos, passassem a ser vistos como um grande diferencial estratégico. Entre esses, estão as agências de link building..

O método consiste em conquistar links de outros sites apontando para páginas específicas de um e-commerce ou páginas na web com o objetivo de melhorar a autoridade e ranquear nas primeiras posições do Google.

Segundo Flávia Crizanto, responsável pela gerência de novos negócios na Experta Media, o interesse pela metodologia cresceu consideravelmente porque os acessos orgânicos – ou seja aqueles que chegam de forma natural e não por meio de anúncios – são os que trazem mais conversão e vendas.

“Nós duplicamos o número de clientes desde o início da pandemia. Antes o perfil de quem nos procurava era somente de pessoas com experiência em otimização de sites e especialistas em SEO (Search Engine Optimization). Agora, percebemos uma demanda forte de pequenos negócios on-line e também de setores que antes operavam somente off-line e viram a necessidade de migrar para o digital. Por isso, parte deles sentiu a necessidade de contratar empresas especializadas”, conta Flávia.

Peculiaridades

Receber links relevantes, vindos de bons sites, são importantes e costumam acelerar o ganho de posições no Google para palavras-chave e termos de buscas. Entretanto, obtê-los pode ser uma das partes mais difíceis de uma campanha digital. A metodologia exige conhecimento sobre como e quais links valem ou não a pena ser conquistados.

Ainda segundo Crizanto, determinados tipos de links podem ser mais maléficos do que benéficos para um site. “É fundamental para quem investe nesse tipo de estratégia procurar profissionais e empresas sérias. Já para quem executa o link building por conta própria é importante buscar informações corretas em sites especializados”, completa.

A “ciência” dos backlinks
Para o sucesso de uma estratégia de link building é preciso considerar a relevância dos sites de onde vêm os links, verificar se os mesmos estão inseridos em textos de forma contextual, se possuem afinidade com o negócio e, principalmente, não utilizar ferramentas que criam backlinks de forma automática.

De forma um pouco mais simplificada, uma estratégia que visa obter backlinks funciona como uma busca por votos. Eles não podem ser comprados e devem ser adquiridos por meio de um processo de ganho confiança. Quando um site manda um link para outro, ele está enviando junto um voto de confiança, ou seja, transmitindo autoridade. Essa é a razão pelo qual o Google leva em conta os links de um site ao ranquear uma página.

Ainda existem outras características que devem ser consideradas quando se busca conquistar backlinks. Todos os links podem conter alguns  atributos que são inseridos em um código HTML. Eles indicam se um site deve ou não passar autoridade por meio dos seus links ou, ainda, se são links inseridos com propósito comercial.

Tantas peculiaridades têm o objetivo de fazer com que a internet seja uma grande rede de hiperlinks para se navegar e também para que o Google possa entender quais sites têm mais relevância dentro do universo web. Para quem precisa vender on-line, conhecer esses detalhes é ainda mais importante.

Uma grande biblioteca sobre link building

Algumas estratégias de marketing digital ainda são vistas como novas no mercado. O que faz com que o acesso a materiais e informações muitas vezes seja difícil. Com o link building não é diferente. Apesar de fazer parte do universo do SEO – uma área já consolidada – o universo dos links exige alguns conhecimentos específicos que misturam comunicação e tecnologia.

Boa parte dos materiais sobre o assunto está em sites estrangeiros e escritos em inglês. Com o objetivo de popularizar e expandir o conhecimento sobre a estratégia no Brasil, a Experta Media decidiu criar um blog específico sobre o assunto. “Queremos ser a maior biblioteca digital sobre link building no Brasil. Por isso, prezamos por conteúdos de qualidade e devidamente checados quando tratamos sobre o tema. Além disso, também temos a oportunidade de testar na prática tudo que escrevemos por lá”, reforça a gestora.

Para acessar os conteúdos sobre link building, visite: https://www.expertamedia.com.br/blog/

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