header top bar

section content

VÍDEO: Médico afirma que o comércio de Cajazeiras teria que ser fechado, mas não neste momento

Segundo ele, é preciso ainda avaliar a 'dinâmica social' para ter certeza se o aumento dos casos de Covid-19 é consequência apenas do movimento de pessoas no centro comercial

Por Jocivan Pinheiro

21/05/2020 às 16h05 • atualizado em 21/05/2020 às 16h12

O médico Jamacir Ferreira discorda da decisão tomada pelo Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus de fechar o comércio de Cajazeiras do dia 19 até dia 31 deste mês. Ele alega que o fechamento traz grande prejuízo à economia.

Para Jamacir, chegaria o momento do comércio ser fechado, mas esse momento não é agora, pois, segundo ele, é preciso avaliar a ‘dinâmica social’ de Cajazeiras para ter a certeza se o aumento do número de casos de Covid-19 é consequência apenas do movimento de pessoas no centro comercial.

O médico defende que o comércio fosse fechado, talvez, da próxima semana até o dia 15 de junho: “Não é o comércio que está trazendo a contaminação, é a dinâmica social, a mobilidade social, o contato entre múltiplas pessoas é que faz a contaminação aumentar”, disse ele.

VEJA MAISSousense é curada da Covid-19 e tem alta de hospital após ficar quase um mês na UTI

Jamacir avalia que os casos de Covid-19 vão continuar aumentando até chegarem à disseminação geométrica, havendo, a partir daí, a necessidade de medidas de isolamento mais drásticas.

“O que a gente discute é qual o melhor momento para fazer a introdução de cada medida e, obviamente também, a saída. Do nosso ponto de vista, haveria necessidade, sim, de fechar o comércio, mas não agora. Talvez a nossa ideia é que isso fosse observado semanalmente, e uma previsão que entre o dia primeiro e o dia quinze de junho talvez fosse o momento certo de diminuir a dinâmica social, levando ao mínimo o prejuízo da economia da nação e do Estado”.

DIÁRIO DO SERTÃO 

Recomendado pelo Google: