header top bar

section content

Com 800 km de fibra óptica, estrada digital poderá vir até Cajazeiras

BR-230 pode ser contemplada com pavimentação digital, passando por Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras.

Por

20/09/2010 às 11h20

A "estrada" digital que deverá interligar João Pessoa e Campina Grande até dezembro poderá chegar até as cidades de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras. A "pavimentação" digital terá cerca de 800 km de fibra óptica entre tronco principal e ramificações.

Segundo informação veiculada no blog “Coisas de Cajazeiras”, as possibilidades de utilização da estrada digital são muitas, como transmissão de dados e voz em altíssima velocidade, acesso a textos e vídeos de todo o mundo em tempo real, realização de cirurgias, ensino à distância, entre inúmeras outras aplicações.

Ambiente propício
Um ponto que merece destaque está no fato de que o ambiente será propício para a instalação de novas empresas, aumentando a oferta de postos de trabalho.

Em João Pessoa
Segundo informações da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), inicialmente, cerca de 50 Km de fibra ótica interligarão instituições de pesquisa e ensino da região metropolitana de João Pessoa.

Em seguida, mais 120 km de cabos conectarão a capital a Campina Grande, que já possui cerca de 48 km de fibra ótica instalados.

O que é fibra óptica?
Fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz.
Em Virtude das suas características, as fibras ópticas apresentam bastantes vantagens sobre os sistemas elétricos:
•Dimensões Reduzidas
•Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
•Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilômetros.
•Imunidade às interferências eletromagnéticas;
•Matéria-prima muito abundante;

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
Recomendado pelo Google: