header top bar

section content

Morre em Cachoeira dos Índios o pecuarista João Moreira Neto, tio do prefeito de Sousa, Helder Carvalho

João Moreira Neto era primo do médico José Moreira Lustosa (Dr. Zuca Moreira); do advogado e histpirador Moreira Lustosa; da jornalista e professora de Sociologia Mariana Moreira, entre outros

Por Luis Fernando Mifô

11/10/2025 às 17h40 • atualizado em 11/10/2025 às 17h46

João Moreira Neto faleceu em Cachoeira dos Índios (Foto: Arquivo de Família)

Faleceu neste sábado (11), no Distrito de Fátima, em Cachoeira dos Índios, o pecuarista João Moreira Neto, de 96 anos, tio do prefeito de Sousa, Helder Carvalho. Neto, como era mais conhecido, morreu de causas naturais. Ele deixa a esposa, Bernardina Moreira de Figueiredo, de 90 anos, e sete filhos.

O pecuarista contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento econômico de Cachoeira dos Índios. “Um homem exemplar e bem-querido por todos. Deixou para os que com ele conviveu um exemplo de ética, decência, honradez e honestidade”. destacou o advogado e jornalista Abdias Abrantes.

João Moreira Neto era primo do médico José Moreira Lustosa, conhecido como Dr. Zuca Moreira, que foi deputado federal, secretário de Saúde da Paraíba, professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e presidente do Conselho dos Secretários de Saúde do Brasil.

Também era primo do advogado Moreira Lustosa, ex-candidato a prefeito de Cajazeiras e autor da obra “Uma Família Sertaneja”, livro que custou 20 anos de pesquisa e descreve as origens dos Moreiras sertanejos do século XVIII até os dias atuais; primo da jornalista, doutora em Sociologia e professora da UFCG – Campus de Cajazeiras, Mariana Moreira, que é colunista do Diário do Sertão; do ex-vereador de Cajazeiras Abel Moreira da Nóbrega, que denomina o trecho da rodovia estadual PB-420, que liga a cidade de Cachoeira dos Índios à BR-116; do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Cachoeira dos Índios, Alvino Moreira Lustosa, entre outros.

O sepultamento será realizado neste domingo (12) no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Cajazeiras, após uma cerimônia de despedida que acontecerá na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Distrito de Fátima, em Cachoeira dos Índios, a partir das 9h.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: