VÍDEO: Novo Conselho de Proteção Animal é implementado na cidade de Cajazeiras
A professora Letícia Carvalho e a secretária de Meio Ambiente Branquinha Abreu destacam a importância da criação do Conselho para o município
O programa Olho Vivo desta terça-feira (19) recebeu a professora Letícia Carvalho e a secretário de Meio Ambiente de Cajazeiras, Branquinha Abreu. As duas falaram sobre a implantação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais do município.
Branquinha falou sobre toda luta que tem traçado desde de 2017 para implementa o Conselho através do projeto de lei.
“A gente não pode falar dessa implementação do Conselho sem remeter e parabenizar a iniciativa do projeto de lei em 2017 que foi do vereador, na época, Rivelino Martins. Ele, de fato, é uma pessoa que naquele momento estava, enquanto vereador, e desde então, desde sempre acredito, Rivelino é conhecido pelas suas lutas em causas e a causa animal é uma das lutas que ele representa”, disse.
LEIA TAMBÉM:
“A Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado para conseguir efetivar esse conselho como instrumento real de políticas públicas que possam melhorar esse contexto no nosso município. Tivemos uma dificuldade muito grande no início, mas conseguimos consolidar esse Conselho em sua nomeação em 2019 pela primeira vez, porém logo em seguida iniciou pandemia e tudo isso acabou atrapalhando e dificultando que os conselheiros naquela época pudessem, de fato, exercer o seu papel”, completou.
Ela falou que o município tem desenvolvido um trabalho dentro das condições, mas que o Conselho é fundamental para unir representantes, instituições de todos os setores para discutir políticas públicas e implementar ações para melhor a situação em relação a causa animal.
A professora Letícia, como presidente do Conselho explica a importância da sua implementação no município.
“O papel do Conselho, as atribuições estão voltadas para essa conscientização, para trabalhos que levem discussão, a visibilidade da causa animal, trazendo para população de maneira geral os cuidados, o bem estar, a questão da castração, do abandono que a gente vê na nossa cidade constantemente, todos os dias animais sendo abandonados ou sendo maltratados”, enfatizou Letícia.
Ela conta ainda que o principal papel do Conselho vai ser trabalha na conscientização da população através de ações e políticas públicas voltadas para causa. Os próximos passo, Letícia explica que será trabalhar campanhas e projetos de conscientização para as escolas, campanhas de incentivo a castração, além de buscar trabalhar em comunhão com os vereadores eleitos em 2024.
“Umas das ações que o Conselho vai buscar para o início do ano que vem é chamar esses vereadores que foram eleitos e que vão compor a Câmara na próxima gestão para ouvi-los, para saber quais são as propostas, os projetos, se algum deles está engajado também na causa animal e de que forma a gente pode contar com a participação deles”, disse.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário