VÍDEO: Engenheiro diz que produtos intertravados podem ajudar a diminuir alagamentos em centros urbanos
O colunista ressalta que falta políticas públicas para melhoria da situação urbana no Brasil, e lembra que as inundações são constantes "todos os anos". Ele falou também que a própria sociedade não atenta para resolver o problema
Durante a coluna Diário do Obras, no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, nesta terça-feira (5), o engenheiro Fernando Figueiredo tratou sobre o tema “Drenagem urbana e o desafio das chuvas para as cidades”.
O profissional citou os problemas de enchentes e alagamentos que afetam todos os anos em períodos de chuvas, os centros urbanos, e infelizmente, tem se tornado algo repetitivo e sem solução.
“Todos os anos sem exceção. Eu posso crivar aqui as cidades que passarão nas manchetes em janeiro e fevereiro por problemas de alagamentos, mortes, enfim, esses fatos lamentáveis que a gente vê todo ano”, disse Fernando.
LEIA TAMBÉM:
Ele diz que falta políticas públicas de qualidade para resolver o problema. Fernando considera que a resolução envolve muitas burocracias como por exemplo, há casos em que é necessária a desapropriação de imóveis, ou seja, fato que geraria processos judiciais, o que leva tempo e embates.
“Quando você vai fazer uma obra dessa, que você precisa desapropriar, tem uma confusão judicial absurda, ai você precisa quebrar, precisa demolir e precisa fazer os dutos para levar a água pluvial para um lugar devido”, detalhou.
A organização do plano diretor seria uma resolução, segundo Fernando, mas ele lembra que a própria sociedade não dá atenção devida aos fatos. No caso de Cajazeiras, o engenheiro disse que o plano foi feito antes da Constituição Federal, em 1979. Ele falou que uma empresa está à frente para gerenciar o processo de renovação, no entanto, segundo o profissional, foram feitas duas audiências públicas, sendo que, a presença de pessoas teria sido mínima.
Dicas para evitar alagamentos – Fernando cita que um dos pontos importantes seria, tanto o poder público, bem como as próprias pessoas, trabalharem com produtos permeáveis. Ele diz que acostamentos e calçadas, por exemplo, podem ser com blocos intertravados. “A gente precisa de permeabilização do solo, a gente precisa de solos mais permeáveis”.
Confira a coluna completa no vídeo acima do texto.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário