VÍDEO: Rômulo Palitot fala sobre pré-candidatura à vaga de desembargador e defende pauta da advocacia
O jurista referiu-se à vaga aberta pelo Tribunal de Justiça ao quinto constitucional da categoria. O Poder Judiciário estadual passará de 19 para 26 membros na Corte de Justiça. Destas vagas, uma será destinada à OAB/PB
Durante entrevista no Programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, o advogado criminalista e professor Rômulo Palitot, presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal na Paraíba (ANACRIM-PB), falou sobre sua pré-candidatura a uma vaga de desembargador, destinada à OAB-PB, vaga esta, aberta pelo Tribunal de Justiça ao Quinto Constitucional da categoria.
No último dia 30 de maio, o Projeto de Lei Complementar n° 20/2024, proposto pela Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que trata sobre a reestruturação do 2º Grau e cria sete novos cargos para desembargador, foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por unanimidade, o que permite o Poder Judiciário estadual passar de 19 para 26 membros na Corte de Justiça. Destas, uma vaga será destinada à OAB/PB.
Rômulo oficializou a sua pré-candidatura no último mês de maio e destacou que a vaga destinada à advocacia tem uma importância fundamental. Segundo o jurista, os sofrimentos enfrentados e as pautas da advocacia estarão mais presentes do Poder Judiciário
LEIA TAMBÉM:
“É muito importante essa vaga e é um momento da advocacia paraibana, exatamente escolher e escolher bem. Não estou dizendo que tem que escolher Rômulo Palitot, mas temos vários outros colegas advogados, várias outras colegas advogadas, principalmente agora que a OAB terminou de forma bem recente pela paridade, ou seja, nessa primeira etapa, vamos ter a lista sêxtupla, em que os nossos colegas advogados adimplentes, no dia 25 de setembro poderão escolher seis nomes da advocacia paraibana que estão colocando seu nome”, pontuou.
Quanto ao que lhe motivou a lançar seu nome para pré-candidatura, Rômulo Palitot enfatizou que a decisão é um fruto de sua “incansável luta pela defesa da advocacia”. Ao todo, o jurista tem 29 anos de profissão e fez questão de destacar seu convívio com os jovens advogados e junto a isso, seu papel de professor universitário.
“Eu sei exatamente o que sente um advogado do Sertão, eu sei muito bem o que sente um jovem advogado, porque eu tenho uma militância constante. Eu tenho um diálogo constante com a jovem advocacia, até pela minha própria condição de professor da graduação e da pós-graduação, seja do mestrado, doutorado, então eu não perco o contato com a jovem advocacia, pelo contrário, eu estou sempre me energizando nessa juventude, procurando inspiração nessa juventude e dialogando, até para trazer resultados positivos para ela”, detalhou.
Rômulo Palitot tem 24 anos de docência como professor do Centro Universitário de João pessoa (Unipê) e também da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário