header top bar

section content

Cajazeirense doutoranda em economia e pesquisadora no Labimec da UFPB recebe premiação de destaque nacional

A UFPB foi a única instituição de ensino a figurar entre os premiados. A entrega da premiação ocorreu na última sexta-feira (26)

Por Diário do Sertão

29/04/2024 às 17h12 • atualizado em 29/04/2024 às 17h16

Cajazeirense Hyolitta Araújo - Foto: divulgação

A cajazeirense Hyolitta Araújo, doutoranda em economia e pesquisadora no Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi premiada no gabinete do Ministério da Fazenda em São Paulo pela sua projeção da variável Despesa Total do Governo Central no Prisma Fiscal, recebendo o troféu de 1º lugar da melhor previsão da variável. A entrega da premiação ocorreu na última sexta-feira (26).

Este reconhecimento, concedido anualmente pela Secretaria de Política Econômica do Governo Federal, destaca as contribuições notáveis de instituições e pesquisadores na área da economia e finanças.

O Prisma Fiscal é um sistema que coleta e divulga expectativas de variáveis econômicas, reunindo projeções das principais instituições financeiras e consultorias do país. Este ano, a UFPB, representada pelo Labimec, se destacou sendo a única instituição de ensino presente no ranking do Prisma Fiscal.

Ao Diário do Sertão, Hyolitta Araújo falou da importância do reconhecimento e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Labimec. Ela também destacou o quanto este momento representa para sua vida profissional.

“Nós concorremos com as mais qualificadas equipes de projeções do país, a respeito de grandes bancos e instituições financeiras, e fomos a única instituição de ensino a figurar no ranking do Prisma Fiscal. Essa conquista não apenas ressalta o trabalho de excelência realizado no Labimec, mas também evidencia a relevância de nosso compromisso com a pesquisa científica e a formação de pesquisadores qualificados. Somos um laboratório do Nordeste do país alcançando visibilidade e relevância dentro da discussão de política econômica do país. Além de uma grande conquista pessoal, especialmente para mim como pesquisadora em um cenário que não é tão comum ver mulheres participando do desenvolvimento científico dentro do campo fiscal, e que isso possa inspirar outras mulheres economistas”, disse a cajazeirense.

Foto: divulgação

O coordenador do Labimec, professor Cássio Besarria, ressaltou que o reconhecimento no Prisma Fiscal é mais do que uma conquista pessoal ou institucional – é uma oportunidade de projeção para os alunos e ex-alunos do Labimec. Ele destaca que a visibilidade proporcionada por esse prêmio é uma vitrine para os talentos formados na UFPB, abrindo portas para novas oportunidades e colaborações no campo da inteligência artificial e macroeconomia computacional.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: