VÍDEO: IMJOB do UNIFSM celebra 10 anos com lançamento de livro sobre Transtorno do Espectro Autista
A reitora do Centro Universitário Santa Maria, Sheylla Lacerda, e a professora Drª Lindalva Alves ressaltaram a importância do trabalho para a comunidade e o desenvolvimento das pessoas com TEA
Nas comemorações dos 10 anos do Instituto Maria José Batista Lacerda (IMJOB), vinculado ao Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), em uma solenidade foi lançado o livro: Interação dos Saberes na Construção da Cidadania da Pessoa com Autismo.
O livro apresenta relatos de experiências e convivência de mães, do Sertão, de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao descrever as características emocionais, sociais e psicológicas do espectro para os contextos familiar e social. Trata-se de um trabalho multidisciplinar, indo desde a perspectiva teórica na área da psicologia, nutrição, fisioterapia, farmácia, incluindo as ciências humanas aplicadas, serviço social, até a prática cotidiana das mães da Associação dos Pais e Amigos do Autista de Cajazeiras (APAA).
A magnífica reitora do UNIFSM, Sheylla Lacerda, destaca que o livro apresenta relatos de experiências e convivência de mães sertanejas de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.
LEIA TAMBÉM:
“Hoje é um dia de celebrar, estamos muito felizes com esses 10 anos. A caminhada, realmente, está trazendo grandes frutos e vê essa transformação na vida das pessoas é muito gratificante”, disse a reitora.
A professora Drª Lindalva Alves Cruz destaca que o livro aproxima a comunidade com a academia, ao descrever diferentes tipos de conhecimentos científicos capazes de facilitar o desenvolvimento das pessoas com TEA.
“As pessoas que falam sobre o IMJOB, a partir do conhecimento, dão depoimentos do processo de mudança, tanto na vida dos sujeitos coletivos, como na vida das pessoas individualmente. Então, para nós é gratificante saber que o IMJOB muda vidas, o IMJOB alimenta esperanças e constrói possibilidades de mudanças junto com as pessoas, através do comitê científico popular, perseguimos um paradigma onde haja inclusão social dos sujeitos portadores de diferentes saberes”, ressaltou.
Veja alguns registros do encontro:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário