Médico natural de João Pessoa e ex-vereador de Itaporanga, morre aos 71 anos, em hospital no Vale do Piancó
Antônio de Lisboa Arruda Silva exerceu por muitos anos a profissão de médico efetivo do município de Diamante-PB e também chegou à direção do Hospital Distrital de Itaporanga
O médico e ex-vereador de Itaporanga, Antônio de Lisboa Arruda Silva morreu na madrugada deste domingo (20) aos 71 anos no Hospital Distrital de Itaporanga, no Vale do Piancó, sertão paraibano.
O médico estava internado na unidade hospitalar devido consequências de problemas de saúde, sendo que neste domingo, ele resistiu ao agravamento e veio a óbito.
Antônio de Lisboa Arruda Silva exerceu por muitos anos a profissão de médico efetivo do município de Diamante-PB e também chegou à direção do Hospital Distrital de Itaporanga. O médico também se dedicou a política, exercendo o cargo de vereador no município de Itaporanga.
O velório acontece na Central de Velórios de Itaporanga e no fim da tarde ocorrerá o sepultamento no cemitério do município.
LEIA TAMBÉM:
TRAJETÓRIO DO MÉDICO NO VALE DO PIANCÓ
Médico, professor, ativista cultural, vereador e escritor, Dr. Lisboa, como popularmente era conhecido, nasceu em João Pessoa e, em 1982, três anos depois de concluir o curso de medicina na UFPB, foi trazido para Itaporanga pelo presidente do sindicato rural, Manoel Moreira Dantas.
Trabalhou no sindicato e durante dez anos também atuou no hospital local, hospital que também dirigiu; comandou ainda a Secretaria Municipal de Saúde, implantando as primeiras unidades do Programa Saúde da Família no município. Lecionou durante anos na escola Adalgisa Teódulo e teve uma passagem marcante pela Câmara Municipal.
Foi dele a iniciativa do primeiro cursinho pré-vestibular de Itaporanga e fundou, também, o primeiro impresso noticioso: O Vale em Notícia, editado em 1991. Também liderou na a Alcaita (Academia Literária e Artística de Itaporanga).
Apesar de nascido em João Pessoa, as raízes familiares do dr. Lisboa não estão distantes de Itaporanga: sua mãe, a professora Ana Barbosa de Arruda Silva, é natural do Vidéo, município de Conceição. Já o pai dele, José Chaves, é campinense, e faleceu prematuramente.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário