Saúde mental é tema da campanha do “Janeiro branco” no HUJB
A campanha “Janeiro Branco” tem o objetivo de gerar conscientização, combater tabus, mudar paradigmas, orientar as pessoas e inspirar sobre a qualidade de vida e a saúde mental nos espaços sociais
No último mês de janeiro, o HUJB-UFCG/Ebserh, por meio do Comitê de Humanização e da Ouvidoria, realizou diversas ações educativas nos diversos setores da Unidade Hospitalar para promover e conscientizar sobre o “Janeiro Branco”, mês dedicado à saúde mental.
Nas palestras educacionais foram relatadas informações sobre o tema, quem procurar em caso de sintomas de adoecimento mental, tratamento, relatos de experiência e além disso, entregaram-se bombons contendo frases motivacionais aos pacientes, colaboradores e demais presentes.
Atualmente, o Ambulatório Especializado em Psicologia Hospitalar do HUJB tem como público alvo: crianças (maiores de seis anos), adolescentes, adultos e idosos que apresentam sofrimento psíquico decorrente de algum adoecimento, seja ele crônico ou agudo. Desse modo, as pessoas fazem parte do público alvo do nosso ambulatório, devendo procurar o serviço via Central de Regulação de Exames e Consultas (CREC) do município de Cajazeiras, por meio de encaminhamento médico prévio.
Além disso, na Unidade Hospitalar também é realizada a escuta qualificada online que é ofertada aos colaboradores do HUJB, em caso de sofrimento psíquico. A responsável é a psicóloga organizacional, Tayrine Matias de Paula.
LEIA TAMBÉM:
O serviço de acolhimento ao colaborador é um espaço de escuta qualificada de demandas relativas às situações de sofrimento, crises e adoecimento especifico sobre o ambiente de trabalho visando o bem-estar e saúde emocional do colaborador do HUJB.
A campanha “Janeiro Branco” tem o objetivo de gerar conscientização, combater tabus, mudar paradigmas, orientar as pessoas e inspirar sobre a qualidade de vida e a saúde mental nos espaços sociais.
Sobre a Ebserh – O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário