VÍDEO: Com 34 anos de história, quadrilha junina de Sousa inicia ensaios e abre inscrições para São João 2023
Em Sousa, a tradição segue firme, apesar dos velhos obstáculos. No Clube Popular Enéas Preto, a quadrilha junina Fazenda Brasil Caboclo, uma das mais antigas da região, já deu início aos ensaios para o São João 2023
Faltam cerca de cinco meses para as festas juninas, mas as preparações das quadrilhas já começaram no sertão da Paraíba. Os grupos precisam se antecipar para montar as apresentações, os figurinos e os cenários, até porque a trabalheira é grande e eles também precisam de tempo para buscar apoios financeiros da iniciativa privada e do setor público.
Em Sousa, por exemplo, a tradição segue firme, apesar dos velhos obstáculos. No Clube Popular Enéas Preto, bairro Alto do Cruzeiro, a quadrilha junina Fazenda Brasil Caboclo, uma das mais antigas da região, já deu início aos ensaios para o São João 2023.
A Fazenda Brasil é coordenada pela professora de Língua Portuguesa Francisca Maria, de 51 anos, que começou na quadrilha como dançarina. Ela conta que a escassez de recursos financeiros ainda é a principal dificuldade para montar a quadrilha todos os anos. Geralmente quando o incentivo público vem, é em cima da hora.
LEIA TAMBÉM:
“A gente gostaria muito que esse incentivo fosse dado dois ou três meses antes pra gente confeccionar, além do figurino, o cenário; a gente precisa para o regional, a gente contrata pessoas para o regional para se apresentar conosco”, explica a líder.
A quadrilha junina Fazenda Brasil Caboclo conta atualmente com 48 componentes e a expectativa é que esse número aumente para, pelo menos, 60 dançarinos nos próximos meses. Os ensaios ocorrem duas vezes por semana, neste período, sempre às terças e quintas, às 20h. Mas, depois do carnaval, os ensaios passarão a ocorrer aos finais de semana, sempre às 20h.
A quadrilha também participa do concurso das estrelas em João Pessoa, que envolve votação para melhor rainha, melhor casal de noivos e melhor casal junino. Em 2019, a Fazenda Brasil conquistou terceiro lugar nas três categorias.
“A expectativa é que 2023 seja aquele ano de pique, aquele ano renovador, porque a gente está recomeçando. A gente teve dois anos parados. Então, 2023 é aquela explosão, é o ano que a quadrilha realmente veio com aquela animação, com a vontade de realizar”, disse Maria.
A componente mais experiente da atual formação é a auxiliar administrativa Catarine Rayane, de 26 anos. “A preparação a gente começa desde cedo. É muita correria, muita dedicação, foco, força de vontade, porque a gente trabalha, a gente estuda, tem nossa casa, tem o dia a dia e tem a quadrilha”, destacou Catarine.
A mais jovem é Lívia Duarte, 18 anos, que fala da emoção de se preparar visando sua estreia. “É meu primeiro ano e eu espero que seja um espetáculo muito lindo. A gente está se esforçando muito nos ensaios, tem bastante novatos, mas por enquanto está dando tudo certo”.
A quadrilha disponibilizou um link online (clique aqui) para quem tiver interesse em se inscrever. Mais informações e conteúdos podem ser vistos no Instagram das quadrilha.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário