VÍDEO: Gerente da 10ª Regional em Sousa fala sobre metas, diretrizes e investimentos para o ano letivo 2023
A 10ª Regional de Ensino é composta por nove municípios: Sousa, que abriga a sede, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Lastro, Vieirópolis, Santa cruz, São Francisco e Aparecida
Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, a gerente da 10ª Regional de Ensino, Sandra Mara, falou sobre o retorno às aulas, as metas para o ano letivo de 2023 e os investimentos para as escolas da região de Sousa, composta por nove municípios: Sousa, que abriga a sede, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Lastro, Vieirópolis, Santa cruz, São Francisco e Aparecida.
Sobre o transporte escolar, Sandra Mara explica que existe um convênio entre Estado e município que fornece os ônibus que transportam alunos das redes estadual e municipal de ensino.
Ela ressalta que o plano de trabalho é feito no início do ano, pelas secretarias municipais de Educação, e faz um apelo para os pais irem nas escolas assinar as declarações e termos com as rotas dos transportes. “É nesse momento que as prefeituras se planejam, elaboram um plano de trabalho para que, no dia 7 de fevereiro, que é quando se iniciam as aulas do Estado, todos os ônibus estejam transportando os estudantes”, disse a gestora.
LEIA TAMBÉM:
Sandra também falou sobre as metas para 2023, apontou a entrega das novas diretrizes da educação e citou o programa Integra Educação. “Esse programa dá todo suporte de formação, acompanhamento, monitoramento, avaliação para os anos iniciais. A grande novidade é que agora ele vai, também, abraçar os anos finais do fundamental”, destaca a gestora.
Sobre os investimos para as escolas da região, ela aponta a implantação de laboratórios de robótica; os novos fardamentos que estão para chegar; conjuntos de carteiras de professores e alunos que já estão sendo entregues desde o final de 2022; reforma e manutenção das instituições; a construção e inauguração de ginásios esportivos; além de implantação de sistema de climatização nas salas de aula.
A administradora falou ainda sobre o aumento do piso salarial dos professores e ressalta que o governador João Azevêdo já havia anunciado o aumento antes mesmo da portaria do MEC (Ministério da Educação).
Sobre a municipalização das escolas estaduais, ela explicou que esse processo acontece, pois, a responsabilidade dos anos inicias é da administração municipal e que na região de Sousa uma escola de assentamento está aguardando o processo para que seja municipalizada.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário