header top bar

section content

VÍDEO: Especialista avalia resultados do Ideb após momento conturbado do retorno de aulas presenciais

A gestora diz que agora o momento pede reflexão acerca dos resultados com um olhar técnico, mas também muita ação e políticas públicas para recompor o déficit da aprendizagem

Por Jocivan Pinheiro

21/09/2022 às 18h05 • atualizado em 21/09/2022 às 18h08

Professora Rosângela Tavares, especialista em gestão educacional, fez uma avaliação no programa Olho Vivo dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 16.

Ela ressalta que após o momento conturbado de retorno às aulas presenciais, com condições práticas e emocionais difíceis, é compreensível que alguns municípios ainda estejam com dificuldade de alcançar bons resultados no índice.

Segundo a gestora, todas as redes de ensino foram orientadas pelo Conselho Nacional de Educação a não reprovar alunos e reiniciar o ensino presencial continuando a grade curricular de onde havia parado. Esse cenário impossibilita saber se os números do novo Ideb representam melhoria na qualidade de ensino ou não.

“A gente não pode precisar exatamente se houve avanço na melhoria da qualidade do ensino, na questão do cognitivo, nas questões pedagógicas ou se o que ajudou, de fato, foi a questão desse outro componente que ajuda na computação do Ideb, que foi a aprovação em massa”, falou Rosângela Tavares.

A gestora diz que agora o momento pede reflexão acerca dos resultados com um olhar técnico, mas também muita ação e políticas públicas para recompor o déficit da aprendizagem. “Espero que esses resultados não sirvam para desconsiderar todo o investimento feito nos últimos dois anos pelos professores, gestores, coordenadores, famílias e os próprios estudantes”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: