header top bar

section content

VÍDEO: Após assumir pediatria, UPA de Cajazeiras tem aumento de casos de Covid e sintomas respiratórios

A diretora da unidade pede que a população tenha compreensão com as dificuldades iniciais, pois as instituições estão se adaptando à nova configuração da rede

Por Jocivan Pinheiro

08/06/2022 às 17h07 • atualizado em 08/06/2022 às 17h09

Desde que assumiu os atendimentos pediátricos de urgência e emergência no dia 12 de maio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras tem registrado aumento nos atendimentos de crianças com sintomas respiratórios e até com Covid-19. Só neste mês de maio foram 775 crianças atendidas entre os 4.620 atendimentos gerais da unidade.

No momento em que a TV Diário do Sertão realizava uma reportagem na UPA, na manhã desta quarta-feira (08), a diretora Raianne Saturnino revelou que um paciente estava sendo transferido para Campina Grande com sintomas de Covid-19.

Na nova configuração da rede pública de saúde da região de Cajazeiras, os postos de saúde municipais atendem casos pediátricos de menor complexidade; a UPA atende casos de urgência e emergência e o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) fica apenas com casos que necessitam de internação para tratamento mais complexo.

“Temos que frisar que estamos conseguindo ter uma boa relação com o HUJB. Eles estão recebendo com mais agilidade. Não só criança, como também adulto, até porque o Hospital Regional está apresentando uma lotação, e dessa forma está ficando tanto adulto como criança. Mas, criança a gente está conseguindo ter uma vazão maior”, explicou Raianne Saturnino.

A diretora pede que a população tenha compreensão das dificuldades iniciais, pois as instituições estão se adaptando à nova configuração da rede.

“Nossa unidade está se adaptando da melhor forma, estamos capacitando nossos funcionários com a Escola de Saúde Pública do Estado e o HUJB também. Eu sei que muitos acham que ninguém sabe o que se está fazendo aqui, mas nós estamos conseguindo fechar nossa escala de pediatria para ter três médicos todos os dias, um só para pediatria e dois para atender adulto. Então, fica aqui meu apelo à população, que tenha um pouco mais de paciência, que procurem o PSF quando necessário, deixem para vir para a UPA quando for caso de urgência e emergência”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: