VÍDEO: Especialista fala da importância da fisioterapia na recuperação de pacientes acometidos de Covid
Emanuely explicou que a fisioterapia pode ajudar nos casos de insuficiência respiratória grave e também sistêmica decorrentes da Covid-19
No quadro Saúde e Bem-Estar que é exibido no programa Diário News da TV Diário do Sertão, a fisioterapeuta Emanuely Rolim falou sobre a importância da fisioterapia frente à pandemia provocada pelo novo Coronavírus.
Emanuely explicou que a fisioterapia pode ajudar nos casos de insuficiência respiratória grave e também sistêmica decorrentes da Covid-19.
Casos de pacientes com pneumonia, dispnéia, dificuldades respiratórias, febre e taquicardia precisam do acompanhamento de um fisioterapeuta que ofereça um suporte ventilatório através de técnicas de desobstrução brônquica, expansão pulmonar e reabilitação das funções respiratórias e neurológica.
A fisioterapeuta aconselha que, acima de tudo, é preciso desenvolver bons hábitos de vida, tais como, uma boa alimentar, a prática de exercícios físicos contínuos e até os bons hábitos de sono geralmente levam a um aumento da imunidade do paciente.
Na entrevista, ela explica a diferença entre atividade física e exercício físico.
A atividade física é toda e qualquer atividade baseada no movimento do corpo e em gasto de energia, como andar, subir escadas, limpar a casa, etc.
Já os exercícios físicos são as atividades físicas que passam por um planejamento, repetição e regras bem definidas.
VEJA TAMBÉM
Pfizer antecipa entrega de doses da vacina pediátrica contra covid-19
Dentre os principais procedimentos fisioterapêutico para tratar os pacientes acometidos de Covid-19 no ambiente hospitalar, Emanuely Rolim cita:
– Técnicas de mobilização e posicionamento
– Dinâmica da ventilação mecânica
– Manobras manuais de reexpansão para abrir os pulmões
– Manobras específicas para facilitar a liberação de secreções dos pulmões, auxiliando no funcionamento do órgão.
A fisioterapeuta e professora da Faculdade Santa Maria acrescenta que a reabilitação pós Covid pode ser feita em casa com a função de restaurar a funcionalidade do paciente.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário