header top bar

section content

VÍDEO:Itaporanga celebra 157 anos de riquezas históricas e culturais; colunista cobra ação dos políticos

Na estreia da sua coluna semanal na TV Diário do Vale, afiliada a TV Diário do Sertão no Vale do Piancó, Marinaldo Silvino destaca a importância do Padre Zé para o desenvolvimento da 'Rainha do Vale'

Por José Dias Neto

09/01/2022 às 13h41

A cidade de Itaporanga conhecida como ‘Rainha do Vale do Piancó’, localizada no sertão da Paraíba celebra neste domingo (09), 157 anos de emancipação política. Com uma área territorial de 460,210 km² e uma população estimada em 24.960 pessoas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itaporanga ao longo da história assume papel de protagonismo no interior da Paraíba e no Nordeste por suas potencialidades.

Na estreia da sua coluna semanal na TV Diário do Vale, afiliada a TV Diário do Sertão no Vale do Piancó, inaugurada oficialmente neste sábado (08), o colunista Marinaldo Silvino destaca a importância do monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, mais conhecido como Padre Zé para o desenvolvimento da cidade de Itaporanga. Mesmo sem nunca ter exercido papel político, o sacerdote cajazeirense mobilizou grandes investimentos para a região sertaneja como escolas, telefonia e turismo.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: Netline inaugura nova sede em Itaporanga com promoção imperdível e aplicativos de filmes e séries

José Sinfrônio de Assis Filho, mais conhecido como Padre Zé. Foto: Reprodução da internet

‘’Grande Padre Zé fez muito por Itaporanga. Construiu um colégio que se chama Colégio Diocesano Dom João da Mata. Trouxe desenvolvimento por meio do telefone, à época ‘SICVALE’ , depois construiu, pedindo donativos a população uma repetidora para transmissão dos canais de televisão. Sua última obra foi a construção do monumento do Cristo Redentor que leve o nome de Itaporanga em todo Brasil’’, disse.

Silvino também destacou a importância do então deputado estadual Soares Madruga na conquista de entidades e representações governamentais para Itaporanga.

Diante de tantas conquistas no passado, o colunista pede que as autoridades possam ter uma atenção especial a cidade para que o município continue se desenvolvendo.

Cristo Redentor de Itaporanga. Foto: Diário do Sertão

‘’Ainda falta muito do poder público, ainda falta brilho neste coroa de Itaporanga. Se não cuidar esse brilho vai se acabar. Espero que esses representantes façam algo pelo nosso município. É um apelo em nome de todos itaporanguenses. Numa data tão importante não posso deixar de cobrar dos nossos representantes’’, destacou.

Marinaldo Silvino, colunista da TV Diário do Vale, afiliada a TV Diário do Sertão no Vale do Piancó. Foto: TV Diário do Sertão

HISTÓRICO DE ITAPORANGA

Itaporanga é palavra de origem indígena que significa ‘pedra bonita’, em alusão aos tabuleiros pedregosos e ondulados. de considerável elevação e escassa vegetação. Após intensos combates com os indígenas, chefiados pelo cacique Piancó, teve início o povoamento das terras adquiridas da Casa da Torre. pelo Comendador Gaspar D’Ávila Pereira. Segundo o historiador João Machado, o Comendador Gaspar, em 1765, cedeu o sítio Misericórdia ao sertanista Antônio Vilela de Carvalho.

O novo proprietário, a princípio, à margem direita do rio Piancó, construiu vivenda e rancho para pousada de almocreves e tangerinos. Em 1840, Alexandre Gomes da Silva Joaquim Carnaúba, João Madeiro e o Padre Lourenço, à margem esquerda do mesmo rio, erigiram as primeiras casas de pedra e barro e a capela de Nossa Senhora da Conceição, ainda hoje existente em torno da qual se desenvolveram o arraial, o povoado e a vila. A Paróquia de Misericórdia, invocada a Nossa Senhora da Conceição, foi criada em 1860. Quem nasce em Itaporanga é chamado de itaporanguense.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: