header top bar

section content

VÍDEO: Meteorologista diz que previsão de chuvas para o inverno de 2022 é de ‘índices acima da média’

Segundo Mário Leitão, existe potencial para que chuvas fortes atinjam o Semiárido nordestino

Por Jocivan Pinheiro

31/12/2021 às 16h29 • atualizado em 31/12/2021 às 16h34

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, nesta quarta-feira (29), o renomado meteorologista Mário Leitão, que é Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), esclareceu dúvidas acerca do início precoce das chuvas no Sertão da Paraíba, as enchentes na Bahia e os riscos para o restante do Nordeste.

Segundo Mário Leitão, há potencial para que chuvas fortes também atinjam o Semiárido nordestino, mas ‘não necessariamente como na Bahia’.


VEJA TAMBÉM

Meteorologista explica chuvas antecipadas no Sertão da PB e diz se existem riscos para 2022


Em 2022, o fenômeno climático La Niña e o Pólo Negativo do Oceano Atlântico deverão ocasionar índices pluviométricos acima da média.

“Essa configuração meteorológica é a que produz, em média, cerca de 70% das chuvas no Semiárido nordestino. Então, quando nós temos essa situação favorável de uma La Niña no Oceano Pacífico e essa condição de Pólo Negativo do Oceano Atlântico, há uma intensificação muito grande da Zona de Convergência Intertropical e um índice bom de chuvas”.

PORTAL DIÁRIO

Tags:
Recomendado pelo Google: