header top bar

section content

VÍDEO: Asfaltamento da estrada do Gravatá vai potencializar agricultura e turismo, comemoram produtores

Quase 80 toneladas de produtos escoam mensalmente do distrito que fica em São João do Rio do Peixe e cerca de 50 veículos saem para cidades do Sertão da PB

Por Jocivan Pinheiro

07/12/2021 às 17h41 • atualizado em 07/12/2021 às 17h49

Todo dia, dezenas de famílias de produtores rurais do Alto Sertão paraibano buscam o sustento através da comercialização de frutas, legumes, verdures e hortaliças que são colhidas em suas plantações.

O resultado da colheita diária é comercializado nas diversas feiras livres dos municípios da região e também abastece mercados e estabelecimentos do ramo. É um trabalho árduo que começa nas primeiras horas da madrugada, quando os carros são abastecidos para pegarem as estradas.

Essa luta diária poderia ser facilitada se as estradas que interligam zonas rurais às cidades tivessem asfalto de qualidade para os veículos transitarem com segurança. A maioria não tem.

É o caso, por exemplo, do Distrito de Gravatá, que fica no município de São João do Rio do Peixe. Essa localidade com cerca de 2 mil habitantes se destaca como um dos principais polos de produção agrícola familiar da região, de onde famílias saem diariamente para venderem seus produtos em cidades vizinhas, principalmente em Cajazeiras e Sousa.

Quase 80 toneladas de produtos escoam mensalmente do distrito. Em dias de feira, cerca de 50 veículos saem do Gravatá com destino às cidades do Sertão para venderem os produtos.

VEJA TAMBÉM

Na ALPB, Jeová defende feiras livres do Sertão: ‘Santuários’ da prática cultural entre campo e cidade

Rodovia estadual que liga a BR-230 ao Distrito de Gravatá

Há muitos anos, produtores rurais do Distrito de Gravatá sonham com o asfaltamento da rodovia estadual PB-390, uma estrada vicinal que liga a BR-230 ao distrito.

No período de estiagem, homens e mulheres enfrentam a poeira que cobre o acesso. Quando chove, a situação é ainda pior por causa do lamaçal que provoca risco de acidente e atrasa o transporte da produção.

A equipe da TV Diário do Sertão acompanhou de pertinho a batalha diária dos produtores rurais, desde a colheita até o transporte. Além de relatos sobre a vida no campo, a reportagem ouviu diversos apelos para que o poder público melhore as condições da estrada.

O agricultor Aécio Silva sabe o quanto a estrada asfaltada vai melhorar a produção rural e o turismo, já que as águas da transposição do Rio São Francisco estão prestes a chegar para perenizar o rio que abastece a comunidade e garantir produção em tempos de estiagem.

“Vindo a estrada vai melhorar cem por cento, porque todo dia eu vou para Cajazeiras entregar verdura. A estrada estando ruim, acaba muito o carro, o consumo de combustível é muito maior”.

Agricultores fazem colheita no Distrito de Gravatá (Foto: Matheus Rolim / TV Diário do Sertão)

A iminente chegada das águas do Rio São Francisco aos Distrito de Gravatá provocou uma nova mobilização organizaza em São João do Rio do Peixe. Um grupo formado por políticos, gestores públicos, representantes da sociedade civil e trabalhadores iniciaram uma campanha para cobrar do Governo do Estado da Paraíba o asfaltamento da estrada.

O movimento começa a colher frutos, já que o governador João Azevêdo (Cidadania) autorizou o início dos estudos topográficos na estrada. O prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino (Cidadania), liderou uma comitiva que esteve no distrito para anunciar a novidade à comunidade.

“Nós temos aqui solo, água e os produtores. Ao lado do governador João Azevêdo, eu acredito que essa obra será concluída num breve espaço de tempo porque é um compromisso do governador com esse distrito”, falou o prefeito.

Rio que corta o Distrito de Gravatá

A autorização dada pelo governador João Azevêdo para que o estudo da topografia seja feito deu esperança aos agricultores. Mas eles mantêm a cobrança pela pavimentação da estrada.

O ex-prefeito Airton Pires lembrou que a sua luta pela estrada começou em 2010, mas agora a pavimentação parece uma realidade mais próxima.

“Eu sempre fiz política discutindo com a sociedade, e eu sei da importância desta obra, não só para a agricultura, mas também para o turismo. A gente hoje investe na agricultura familiar e São João é um centro de distribuição reconhecido”.

O presidente da Câmara Municipal de São João, Mazieldo Abreu (PP), juntamente com os vereadores Dery (PTB) e Toinho (PP), representaram o Poder Legislativo na comitiva. O pastor Ailton Rodrigues e o motorista de ônibus Ronivon da Silva reforçam a importância do asfaltamento da estrada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: