header top bar

section content

Influencer de filosofia diz: “O Brasil sofre de uma tirania branca que impõe como o preto deve falar.”

Wanderson Dutch é produtor de conteúdo digital filosófico e idealizador do perfil no Instagram "O Martelo de Nietzsche" com mais de 400 mil seguidores

Por Caliel Conradho

29/11/2021 às 18h32 • atualizado em 29/11/2021 às 18h40

O professor e filósofo Wanderson Dutch, em sua participação no programa Diário News da TV Diário do Sertão, nesta segunda-feira (29), abordou os problemas que o Brasil enfrenta pela ausência de políticas efetivas de combate ao racismo.

Para o influencer de filosofia e idealizador do perfil no Instagram “O Martelo de Nietzsche”, com mais de 400 mil seguidores, um dos pontos que precisam ser debatidos e combatidos é de que o racismo é uma coisa isolada, quando na verdade é um problema estrutural do Brasil.

Segundo Wanderson, é preciso reconhecer que os acontecimentos históricos ao longo dos anos, desde que o Brasil foi fundado, têm consequências impactantes para as pessoas pretas.

“O termo negro tem uma conotação histórica não muito agradável, particularmente, eu não gosto de ser chamado de negro. Para mim, o termo preto está melhor posicionado e tem um aspecto mais positivo”, falou Dutch.

O professor critica que no Brasil há uma tirania branca que tenta impor como o preto deve falar e se posicionar na sociedade. Além disso, na visão dele, o povo brasileiro desconhece a história do próprio país.

Wanderson Dutch critica a banalização da informação e afirma que um dos caminhos para combater o racismo no Brasil é criar políticas afirmativas para conscientizar a população.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: “Conseguimos tocar a fila”, diz diretor do HRC ao destacar bons resultados do ‘Opera Paraíba’

“Informação não é formação. As pessoas assistem vídeos de dois minutos na internet e já acham que sabem de tudo, que já estão capacitadas, e não é bem assim”, desabafou Dutch

Dutch aponta que no Brasil mais de 55% da população é preta, no entanto, a representatividade do homem preto e da mulher preta ainda é muito pouca.

Durante a entrevista, Wanderson revela que foi vítima de racismo várias vezes, não só nas redes sociais, inclusive ele foi perseguido dentro de um Shopping em São Paulo, devido a cor de sua pele.

QUEM É WANDERSON DUTCH

Wanderson Dutch é professor, filósofo, dançarino apenas por diversão, formado em Letras Português/inglês (Multivix Vitoriá-ES), pós-graduado em Literatura pela UCESP (Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo) com larga vivência e experiência no exterior. Estudou inglês em Berlitz Dublin Language Centre (Irlanda 2019-2020). Coautor no livro: Versões do Perdão (2020) e no seu recente livro: O Diário de Ayron (2021). Produtor de conteúdo digital filosófico desde 2015. Idealizador e administrador do perfil: O Martelo de Nietzsche no Instagram, Facebook e Twitter.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: