header top bar

section content

VÍDEO: Vivendo com esgoto, fedor e fezes, famílias da Asa Sul de Cajazeiras pedem solução à prefeitura

"Não tem quem aguente, é podre e fica de frente a minha casa", disse moradora ao relatar que a fedentina está prejudicando seu comércio

Por Luiz Adriano

19/09/2021 às 17h16 • atualizado em 19/09/2021 às 17h20

Uma moradora da rua Major José Leite, no bairro São Francisco, na zona sul de Cajazeiras, local conhecido popularmente por Aza Sul, procurou a reportagem do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão para relatar a decadência que está a situação do esgoto na localidade.

Celimar Santos, a moradora que procurou a TV Diário do Sertão, é comerciante e tinha feito planos de inaugurar um bar, porém desistiu devido a fedentina no local.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: No Ceará, descaso na BR-116 coloca em risco a vida de motoristas com buracos na pista; assista

Moradores da Aza Sul de Cajazeiras convivem com esgoto a céu aberto e reclamam da situação. (Foto: TV Diário do Sertão).

“Não tem quem aguente, é podre e fica de frente a minha casa. Vou inaugurar meu bar hoje, mas não tem nem como inaugurar, porque é uma seboseira. Nós somos pobres, nossa população é pobre, mas nós precisamos de limpeza. Os vereadores só vem aqui de quatro em quatro anos. Já ajeitaram esse esgoto não sei quantas vezes, mas só ajeita mal ajeitado”, desabafou.

Além de Celimar, outros moradores também reclamaram da negligência do poder público. “O prefeito passou aqui quando estava próximo a ganhar, depois que ele ganhou esqueceu nossa rua”, disse um outro morador que relatou que a fedentina prejudicou sua saúde e falou que é até difícil fazer as refeições: “a gente não pode almoçar, não pode jantar…”, pontuou.

Celimar Santos disse que o prefeito José Aldemir esteve em sua casa na época da eleição, e teria prometido resolver o problema do esgoto. Ela falou que de fato, uma equipe foi consertar, mas segundo ela, foi um serviço mal feito e por isso está acontecendo a mesma coisa.

“Dr. Zé Aldemir, eu queria que o sr viesse aqui porque o senhor veio antes da eleição olhar o estado do meu esgoto aqui, e o senhor falou que ia ajeitar. Ajeitaram, mas não ajeitaram como era para ajeitar, ai eu quero que o senhor venha para olhar. Eu tenho um bar aqui e não tem nem como eu vender minhas cervejas com esse esgoto seboso aqui, e o povo da prefeitura passa e só faz olhar”, relatou Celimar.

Moradores da Aza Sul de Cajazeiras convivem com esgoto a céu aberto e reclamam da situação. (Foto: TV Diário do Sertão).

SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA

O secretário de infraestrutura do município, Zé Filho, falou ao Diário do Sertão e disse que nesta segunda-feira (20) já estará providenciando uma equipe para iniciar o trabalho no esgoto da rua mencionada. Ele explicou que já havia realizado um trabalho este ano no local, mas falou que o esgoto, por se tratar de um serviço sem planejamento acabou tendo problemas novamente.

“A gente já fez intervenção nesse esgoto esse ano e como ele não é esgoto planejado, lá é uma região de lajeiro, dessas coisas, então são esgotos improvisados ao longo do tempo, então como não tem caixa de passagem, então com o tempo é natural que ele vá entupindo e ele vá transbordando, ai agora a gente tem que fazer outra manutenção”, explicou.

O secretário ressaltou também que não tem como “adivinhar” se o esgoto vai entupir. “A gente não advinha quando vai entupir, …quando ele transborda e a gente toma conhecimento como foi hoje, ai a gente vai providenciar a limpeza. Como a gente adivinha que o esgoto tá entupido? O serviço nosso é de imediato, a gente tomou conhecimento e já está providenciando uma equipe para gente fazer o trabalho”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: