header top bar

section content

Varas Mistas de Catolé do Rocha iniciam descarte de processos físicos que foram migrados para o PJE

O descarte dos processos físicos já digitalizados tornou-se uma prática permanente no Poder Judiciário paraibano.

Por Diário do Sertão com Gecom-TJPB

23/06/2021 às 08h51

No total, foram 441 feitos da área cível, sendo 350 oriundos da 1ª Vara, 60 da 3ª e 31 da 2ª Vara Mista. (Foto:: Gecom-TJPB).

As três Varas Mistas que compõem a Comarca de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, deram início ao procedimento de descarte dos processos físicos migrados para o Processo Judicial eletrônico (Pje). No total, foram 441 feitos da área cível, sendo 350 oriundos da 1ª Vara, 60 da 3ª e 31 da 2ª Vara Mista. As unidades judiciais seguem as orientações do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Comitê Permanente de Preservação e Gestão Documental. O descarte dos processos físicos já digitalizados tornou-se uma prática permanente no Poder Judiciário paraibano.

Para a magistrada e diretora do Fórum da Comarca de Catolé do Rocha, Fernanda de Araújo Paz, o procedimento do descarte é consequência lógica da migração do acervo para a plataforma eletrônica, ocasionando grandes benefícios para as partes. “Além disso, o descarte traz um melhoria ao ambiente do Fórum, garantindo mais celeridade, transparência e facilitado acesso aos autos”, pontuou.

VEJA TAMBÉM

MPPB e prefeitura de Bom Sucesso assinam acordo de processo de erradicação do lixão na cidade

A gerente do Fórum, Lucimeire de Oliveira Veras Guedes, lembrou que as listagens de eliminação dos processos judiciais da Comarca de Catolé estão sendo publicadas na edição eletrônica do Diário da Justiça para conhecimento das partes. Ela revelou que o descarte dos processos físicos é, sobretudo, uma iniciativa promissora de melhorar o ambiente de trabalho dos servidores.

“Processos físicos em grandes quantidades, que ocupam muito espaço e se tornam desnecessário, tendo em vista que foram migrados ao sistema, com o passar do tempo vão se acumulando, havendo, consequentemente, a necessidade de lugar para arquivá-los, e tudo isso gera despesas”, afirmou, acrescentando o fato de que o processo de descarte será feito por meio da reciclagem e de forma adequada. “Só vejo vantagens e benefícios”, frisou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: