header top bar

section content

Santa Helena (PB) promove encontros de formação para gestores, coordenadores e supervisores escolares

Evento busca desenvolver práticas educativas adequadas à nova realidade

Por Diário do Sertão com Assessoria

08/02/2021 às 20h47 • atualizado em 08/02/2021 às 20h48

Prefeitura de Santa Helena (PB) busca desenvolver práticas educativas adequadas à nova realidade

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Santa Helena, no Sertão da Paraíba, buscando desenvolver práticas educativas adequadas à nova realidade, promoveu encontros de formação para gestores, coordenadores pedagógicos e supervisores escolares, com a perspectiva de estabelecer metas e pensar estratégias para a garantia de uma educação de qualidade para todos os estudantes da rede municipal de ensino.

No primeiro encontro, realizado dia 28/01, aconteceu a palestra “Desafios durante e pós-pandemia: refazendo os caminhos da educação”, ministrada pela professora Ana Jacqueline Braga Mendes, secretária municipal de Educação de Brejo Santo (CE), município que se destaca com um IDEB 7,2.

Ana Jacqueline descreveu o trabalho desenvolvido em seu município e a trajetória de uma de suas escolas, a Maria Leite de Araújo, que atingiu o IDEB 9,2, e o papel da gestão escolar e da equipe pedagógica na conquista desses resultados.

Nesse sentido, a palestrante explicou que a recuperação dos prejuízos educacionais, ocasionados pela pandemia, se dará, entre outros elementos, mediante o emprego de estratégias da gestão escolar e da equipe pedagógica. Para a secretária municipal de educação de Santa Helena, professora Rosângela Tavares Dantas, “conhecer experiências bem sucedidas de outros municípios contribui para que possamos pensar estratégias que também tenham sucesso em nossa realidade. A troca de saberes é fundamental para a construção de uma educação de qualidade”.

VEJA TAMBÉM

Deputado Júnior Araújo e prefeito de Santa Helena cumprem agenda com governador da Paraíba

Prefeito de Santa Helena (PB), João Cleber, participou do evento

Já no dia 04/02, os trabalhos foram conduzidos pela professora Rilma Suely, importante nome da educação paraibana. O encontro, com oito horas de duração, discutiu a “(Re)elaboração do Projeto Político Pedagógico à luz da BNCC e dos Novos Currículos”.

Na abertura do evento, o prefeito João Cleber Ferreira Lima destacou a importância da formação continuada dos profissionais da educação e a necessidade de se implantar um novo modelo de escola, tendo em vista o surgimento de um ‘novo mundo’ que, além de exigir a construção da nova escola, ainda exige um novo líder à frente das instituições.

Prefeitura de Santa Helena (PB) busca desenvolver práticas educativas adequadas à nova realidade

A secretária Rosângela Tavares recomendou aos profissionais um cuidado especial com relação à acolhida das crianças e dos professores, que neste momento precisam de muita atenção.

“Este ano será mais um no qual teremos de nos reinventar. A recuperação do que ficou para trás em termos de conteúdos cognitivos em 2020 ainda não acontecerá. Porém, podemos recuperar a motivação de todos. Que o ano de 2021 seja de esperança e gratidão. A palavra-chave é otimismo”.

Os encontros de planejamento e aprendizagem continuarão acontecendo no decorrer do ano, visando fortalecer e assegurar a garantia dos direitos de aprendizagem de todos, mesmo de forma remota.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: