Chuvas deverão voltar a cair com mais intensidade no Sertão no inicio de Fevereiro, aponta estudioso
O físico Rodrigo Cézar previu um cenário melhor para chuvas em fevereiro do que em janeiro na região
O Oceano Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste continua mais frio que o normal agora no final de janeiro, cenário que vem sendo observado desde o corrente mês de dezembro passado.
Com isso as chuvas foram bem isoladas no mês de janeiro. Mesmo com o cenário desfavorável para a estação chuvosa do Semiárido do Norte do Nordeste neste momento, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que está com núcleo sobre o sul da Bahia, está favorecendo o transporte de umidade do Centro-Oeste e Sudeste do país, para o interior nordestino, pontua o físico e meteorologista Rodrigo Cézar.
Há alguns dias esse cenário vem sendo observado, com isso as chuvas estão ocorrendo de forma isolada em alguns momentos e esparsas em outros no interior da Paraíba, finaliza.
VEJA TAMBÉM
Com ajuda de um drone, cocaína e maconha são levadas para dentro de Presídio Padrão de Cajazeiras
O físico Rodrigo Cézar previu um cenário melhor para chuvas em fevereiro do que em janeiro na região, com a tendência de chover de normal a abaixo da média na maioria das localidades do Cariri, Sertão e Altossertão do Estado.
De acordo com o estudioso, o mês de fevereiro também deve começar com chuvas isoladas, se alternando com chuvas esparsas na região.
O físico ainda lembra que os episódios de chuvas que estão ocorrendo agora, e nos próximoa dias, ainda não representam o início da quadra chuvosa da região, e que precipitações associadas a atuação de Vórtices Ciclônicos no Nordeste, são caracterizadas pela ocorrência na maioria das vezes por chuvas de natureza isolada.
O estudioso reafirma que sua previsão é de chuvas variando entre a média e valores abaixo da média para a estação chuvosa do Semiárido da Paraíba, Rio Grande do Note, Pernambuco e Ceará, no corrente ano de 2021.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário