header top bar

section content

VÍDEO: Padre discorda da ACAL e diz que mudar dia da cidade é ‘enterrar a história de Padre Rolim’

Proposta da ACAL visa propor à Câmara Municipal que se determine o dia 23 de novembro como data oficial de comemoração do dia do município

Por Jocivan Pinheiro

03/09/2020 às 17h01 • atualizado em 03/09/2020 às 17h03

Padre Francivaldo Albuquerque se opõe à proposta de membros da ACAL (Academia Cajazeirense de Letras) e defende que se mantenha a comemoração do dia 22 de agosto como ‘dia da cidade’ para preservar a memória de Padre Inácio de Sousa Rolim, considerado fundador de Cajazeiras.

A proposta da ACAL visa propor à Câmara Municipal que se determine o dia 23 de novembro, dia que elevou Cajazeiras à condição de cidade, como data oficial de comemoração do dia do município.

Mas para o Padre Francivaldo, que é membro da ACAL, tal alteração significaria para a cidade a extinção da memória do seu fundador.

VEJA TAMBÉM

ACAL vai propor à Câmara Municipal que o dia da cidade de Cajazeiras seja 23 de novembro

“Cajazeiras conseguiu sua natureza jurídica dada graças ao seu fundador. Eu vejo que não tiveram zelo em se manter viva a sua memória. A sociedade civil, a classe política, não exaltam a sua figura como deveria. A própria Igreja Católica não lhe deu a devida importância. Cajazeiras anulou a grandeza e memória de um homem santo”, afirmou.

“Que me perdoem meus companheiros da ACAL, pois eles estão olhando somente para o presente, mas discordo radicalmente dessa mudança proposta por eles, pois essa data representa a única referência que temos do nome de Padre Rolim. Isso seria como enterrar de vez a sua história”, finalizou Padre Francivaldo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: